Dia eleitoral potencia ajuntamentos no Miradouro de São Roque como se não existisse pandemia

Foto DR. No miradouro de São Roque, toca a desconfinar…

*Com Helena Mota

O dia eleitoral tem sido também pretexto para promover ajuntamentos de cidadãos à revelia dos apelos das autoridades. O “bom senso à portuguesa” descamba sempre em situações como a imagem documenta, feita chegar ao Funchal Notícias por um leitor.

Nesta manhã, na zona do Miradouro de São Roque, nas imediações da Escola Básica com as respetivas secções de voto, as esplanadas mostravam os aglomerados de pessoas sem máscara. O estabelecimento comercial estava lotado e os consumidores não tinham naturalmente distanciamento; foram vistos sem máscara, a fumar e a consumir bebidas alcoólicas, em alegre ambiente de descontração, ao arrepio das normas mais elementares de segurança face ao contexto de pandemia.

Cenas chocantes como a descrita por este leitor – que não se aproximou mais para registar uma foto com mais precisão mas para não identificar ninguém – acontecem ainda hoje numa terra com números crescentes de infetados. A situação foi reportada pelo mesmo leitor ao 112 e também ao presidente da Junta de Freguesia de São Roque, que remeteu o controlo da situação para as entidades competentes.