Pedro Ramos reuniu-se com médicos do Programa de Intervenção Precoce do Cancro Oral

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, reuniu-se hoje por videoconferência com o grupo de médicos que integram o Programa de Intervenção Precoce do Cancro Oral na RAM (PIPCO-RAM).

Na reunião foi dado a conhecer que os médicos de Medicina Dentária e os médicos de Medicina Geral e Familiar estão a referenciar cada vez mais doentes com suspeita de lesões na cavidade oral para avaliação, seguimento e tratamento diferenciado.

Este aumento das referenciações é resultado de todo o investimento realizado na política de saúde implementada na Região no ano de 2017, através da criação do PIPCO-RAM, refere um comunicado da Secretaria da Saúde.

Em plena pandemia COVID-19, a intervenção precoce no tratamento do cancro oral é uma actividade constante, sem interrupção, e tem permitido diagnosticar lesões malignas, numa fase precoce, com efeitos muito positivos no tratamento dos doentes com cancro oral, refere-se.

Para o início do mês de Fevereiro ficou agendada uma nova reunião para abordar questões relacionadas com a formação de novos médicos que irão integrar o PIPCO-RAM.