O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus participou hoje na abertura do webinar de lançamento da 3.ª edição do programa ‘Madeira Specialist’, que já formou 1.300 agentes de viagens nacionais.
Este é um programa de e-Learning organizado pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Associação de Promoção da Madeira, destinado a dotar os agentes de viagens das melhores competências e conhecimento para a venda do destino Madeira no mercado nacional.
Em discurso proferido na ocasião, realçou que esta parceria com a APAVT é um assunto sério para a RAM, já que esta associação é considera pelo Governo Regional como “o parceiro certo para trabalhar no mercado nacional” mas porque “reconhecemos que nesta parceria está muito do caminho que temos vindo a fazer”. O governante com a tutela do turismo referiu que entre 2015 e 2021 a Madeira multiplica por quatro o investimento na promoção do destino. “São mais onze milhões de euros”, referiu.
“Hoje temos um orçamento que ronda os 16 milhões de euros a ser gerido pela Associação de Promoção”, destacou. Por outro lado, elogiou o facto de, num período pandémico, a RAM ter conseguido “ser mais visitada por pessoas de Portugal continental, no mês de Agosto, do que em 2019”. Nesse sentido, agradeceu a iniciativa muito objectiva, e muito positiva, da APAVT, pelo que deixou um agradecimento ao mercado nacional.
Citando alguns números, referiu que temos agora para o mês de Dezembro previstas 424 frequências, o que nos dá mais de 70 mil lugares disponíveis para vir para a Madeira, dos quais 54 por cento estão reservados ao mercado nacional. “Temos cerca de 40 mil lugares disponíveis para o mercado nacional”, salientou.
“Amanhã vamos bater o recorde do número de passageiros chegados à Madeira este ano. Temos 5000 lugares disponíveis para amanhã, e devem chegar cerca de quatro mil e muitas pessoas ao território insular. Isto acontece”, enfatizou novamente, “porque existe esta parceria (…)”.