Mais dois mortos por Covid-19; 24 novos casos; 90 suspeitos

Conforme o FN já anteriormente referiu, hoje morreram mais duas pessoas com coronavírus no Hospital Dr. Nélio Mendonça, o que eleva a cinco as mortes registadas na Madeira com Covid-19. Ocorrências lamentáveis, às quais há que somar o surgimento, hoje, de 24 novos casos positivos a pelo que a RAM passa a contabilizar 1021 casos confirmados de COVID-19 no território regional.

Os novos casos incluem 4 importados (provenientes de Espanha, Polónia, Região de Lisboa e Vale do Tejo e Região Norte de Portugal) e 20 casos de transmissão local, na maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados, refere a Direcção Regional de Saúde.

Entre os novos casos hoje assinalados, refiram-se dois casos na área da educação, nomeadamente 2 crianças com idades entre os 3 e os 4 anos que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Machico e Funchal, onde o plano de contingência está já activo; um caso na área social, tratando-se de 1 utente de uma instituição comunitária de carácter social no concelho do Funchal, que também já activou o plano de contingência.

Pela positiva, há hoje há mais 15 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 744 casos recuperados de COVID-19. Actualmente, são 272 os casos activos entre nós, dos quais 54 são casos importados e um grande número, 218, são casos de transmissão local. As autoridades continuam a negar a existência de transmissão comunitária, situação onde “já se perdeu o fio à meada” e já não se sabe quem infectou quem.
Dos casos activos, 28 são não-residentes e 244 são residentes na RAM. Relativamente ao isolamento destes casos activos, 20 pessoas estão a fazer quarentena num hotel, 240 em alojamento próprio e 12 pessoas encontram-se hoje internadas, 9 na Unidade Polivalente e 3 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

Na sua totalidade, há entretanto 90 novos casos suspeitos em estudo pelas autoridades de saúde, 1
proveniente da operação de rastreio do aeroporto, e 89 relacionados com contactos com casos
positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Quanto aos contactos para a linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 204564 chamadas, mais 152 chamadas nas últimas 24 horas. Neste momento, 1919 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que concerne à vigilância de viajantes, 9502 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM,, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 117337 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje; no total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, para teste de PCR ascendem agora a 191460.

Até ao dia 12 de Dezembro, foram contabilizadas na RAM 2481 notificações de casos suspeitos
de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.