ABAMA levou preocupações do sector a Rui Barreto

A direcção da ABAMA, Associação dos produtores de Banana da Madeira, foi recebida, ontem, dia 2 do corrente mês,  em audiência pelo secretário regional da Economia, Rui Barreto, a quem expôs uma série de questões relacionadas com o nosso sector de actividade em questão, nomeadamente relacionadas com os apoios e incentivos comunitários e governamentais para a indústria de transformação de derivados da cultura da Banana.

“Igualmente se discorreu sobre a problemática da não comercialização livre de um bem transacionável produzido de forma privada e a “conta e risco” do bananicultor”, refere a ABAMA, que aproveita para frisar a sua posição “contra a apropriação monopolista de um produto, mantendo o produtor refém ao acesso a compensação europeia, caso não venda a sua produção (banana) à GESBA do Governo Regional e dos seus directores”.

“Que se saiba”, diz a direcção da ABAMA, isto configura “uma distorção das regras do mercado, única em toda a Comunidade Europeia”.

A associação releva a postura do secretário da Economia em tê-la recebido, “demonstrando com isso um grau positivo de respeito pelos bananicultores. Agradecemos o seu sentido de responsabilidade governativa”.