A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha emitiram um alerta para o previsível agravamento excepcional das condições meteorológicas nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, entre a meia-noite de sábado, 28 de Novembro, e as 12h00 de quarta-feira, 02 de Dezembro. A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Norte com altura significativa que poderá atingir os oito metros e altura máxima de 15 metros, com período médio entre 10 e 15 segundos. O vento poderá registar intensidade média superior a 92 Km/h e rajadas superiores a 160 Km/h, provenientes de direcções variáveis, refere um comunicado. Por isso, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação aos navegantes, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio, que se encontrem no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução. Também avisa as pessoas para exercerem precaução quando se aproximarem das zonas costeiras.
Por outro lado, e especificamente para a Madeira, a Capitania do Porto do Funchal diz ter recebido, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 18 horas locais de 28 de Novembro.
Deverá haver vento, de Noroeste, fresco a muito fresco, sendo temporariamente de Oes-Noroeste no final da noite e início da manhã. A visibilidade deverá ser boa a moderada, por vezes fraca durante a manhã.
A ondulação na costa norte caracterizar-se-á por ondas de Noroeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3 metros, aumentando para 3 a 4 metros a partir do final da manhã.
Já na costa sul, as ondas virão de Oes-Sudoeste, com 1 metro a 1,5 metros, sendo 2 a 3 metros na parte mais ocidental da Madeira.
Recomenda-se que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.