Novos autocarros da HF com uma série de inovadoras características

*Com Rui Marote

Dos 30 autocarros encomendados para a empresa “Horários do Funchal”, 13 já estão no Funchal, apurou o FN. Cinco estão já em funcionamento. Entre as novidades que saltam à vista, repare-se que na parte de trás do autocarro está bem visível o número da carreira, algo que até agora não acontecia. Também na lateral do veículo, um letreiro  luminoso esclarece o destino e o número da carreira.

Na sequência da visita recente do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do secretário regional da Economia, Rui Barreto, à empresa “Horários do Funchal”, a mesma divulgou dados interessantes sobre estas novas aquisições.

Estes trinta novos autocarros são da marca e modelo Volvo B8RLE, de carroçaria UNVI/CAMO Urbis, têm piso rebaixado e diferenciam-se pelo nível máximo de segurança e conforto, tanto para passageiro como para o condutor, salienta a HF.

Entre as suas principais características contam-se um sistema de ar condicionado com possibilidade de aquecimento e arrefecimento com ozonização (purificação do ar); dispensadores eléctricos de álcool gel; existência de divisória em vidro na cabine do motorista; campainhas de paragem com incorporação de Braille, o alfabeto dos invisuais, colocadas a alturas mais baixas do que as dos modelos mais antigos; tomadas USB junto a algumas cadeiras; rampa de acesso a cadeira de rodas de acionamento manual na porta de saída de passageiros; iluminação LED interior regulável em três níveis com iluminação, spots a assinalar os degraus, e iluminação própria para a rampa de cadeira de rodas; e três painéis electrónicos de indicação do destino, sendo um orientado para o lado direito para ser visível para quem está ao lado do autocarro, como já fizemos referência.

Futuramente, nestas viaturas será ainda instalado um sistema de informação interior associado ao sistema de som e a um écran interior para informação relacionada com a aproximação à paragem seguinte com a possibilidade de ter outro tipo de informação. Os atocarros estão equipados com programa electrónico de estabilidade e sistema de controlo de tracção e sistema auxiliar de travagem ao motor interligado com o retardador da caixa de velocidades, assistência à travagem de emergência; sistema automático de detecção e extinção de incêndio no compartimento do motor e caixa automática de 6 velocidades mais marcha atrás, com ajuda no arranque (Hill Start Aid) para prevenir desgastes e consumos desnecessários nos arranques em subidas.

O motor, asseguram-nos, cumpre a norma Euro VI segundo o padrão europeu de emissões que resulta num aumento da eficiência energética, e redução das emissões de gases poluentes.

Os primeiros cinco autocarros que entraram ja serviço têm os números de frota 201, 210, 203, 206 e 207.

A HF, entretanto, já tem mais sete viaturas a serem preparadas para integrar a rede durante as próximas semanas e há medida que os restantes forem sendo recepcionados e preparados,  serão gradualmente integrados na rede do serviço Urbano, promete a empresa.