A União do Sindicatos da Madeira (USAM), entregou a Carta Reivindicativa dos Trabalhadores da Madeira, aprovada por Unanimidade no XII Congresso da USAM, realizado no passado dia 10 de Outubro, sob o Lema “Pelo Trabalho Seguro e com Direitos – Reivindicar, Lutar e Conquistar”, aos órgãos de soberania da RAM. Na mesma, era solicitada uma reunião para apresentação de cumprimentos bem como para elencar algumas das preocupações relativas à actual situação social e económica decorrente do surto epidémico do Coronavírus Covid-19.
Assim, hoje à tarde a USAM reuniu-se com Irineu Barreto, representante da República na RAM, e amanhã, pelas 11 horas, reunir-se-á com o presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALM).
No decorrer da reunião de hoje com o representante da República, a delegação da USAM foi encabeçada pelo seu presidente, Alexandre Fernandes, que apresentou a nova direcção, eleita no congresso realizado em Outubro.
Durante este encontro, a organização sindical expôs as suas prioridades para o mandato que agora se inicia, como o aumento em 7,5% do salário mínimo nacional a praticar na Região e a aplicação dos 25 dias de férias a todos os trabalhadores, bem como as reivindicações que, em nome dos seus filiados, pretende ver salvaguardadas no actual momento de crise económica e social, causada pela crise sanitária, nomeadamente as medidas de protecção do emprego.
Ireneu Barreto aproveitou a audiência para salientar a importância do papel das organizações sindicais na vida da Região Autónoma, tanto na melhoria das condições de vida dos trabalhadores como no aumento da coesão social, e desejou à nova direcção as maiores felicidades.