Navio-draga “Baixio” “atropelou” plataforma de atracação de iates

A plataforma em questão está agora em doca seca para ser reparada
Rui Marote
Novos episódios do navio draga “Baixio”, que continua a surpreender: a embarcação danificou uma plataforma à entrada da marina Velha, pontão que serve de acostagem aos iates e embarcações de turismo no reabastecimento de combustíveis. O “Baixio” embateu contra esta plataforma que se encontra agora nas instalações de varagem em São Lázaro, a ser recuperada. O local está inoperacional, e o reabastecimento será feito no cais sul (Pontinha).
Recorde-se que, como o FN noticiou recentemente, o navio, da empresa “Tecnovia”, retomou recentemente trabalhos de desassoreamento que já tinham sido dados por concluídos, embora a APRAM discordasse, dado que faltava remover ainda 25 metros cúbicos de inertes, conforme previsto no caderno de encargos. O final parece ainda estar longe, não se sabendo quantos episódios serão necessários para colocar o fotograma “end”…
A draga que esteve parada para modificações na grua (ver fotos) voltou a dragar nos mesmos locais  dos últimos dias. Ontem tivemos oportunidade de ver no telejornal dos Açores às 17 horas, a operação de dragagem no porto de Ponta Delgada, com uma grua e uma embarcação mais sofisticados neste tipo de operações, que trouxe à superfície uma embarcação e canhões que há muito jaziam no interior do porto.