pH dos alimentos e COVID19?

Circulam nas redes sociais lista de alimentos que supostamente, “estimulam o sistema imunitário” e “eliminam o vírus”. Há várias versões, eu recebi esta:

Primeiro, há que entender o que é o pH. A escala de pH, criada pelo bioquímico dinamarquês Soren Sorensen, funciona de zero a 14: menor que sete significa que um dado alimento tem um pH ácido; igual a sete: neutro e superior a sete: alcalino (assim, o agrião nunca teria um pH de 22,7!).

Em segundo lugar, o sistema imunitário na maioria das pessoas é estável, a não ser que existam condições de saúde que o diminuam. A ideia que alguns alimentos, por si só, o vão reforçar não é correta.

Portanto, esta informação não é verídica, se chegar a si não a partilhe!

Obviamente que um estado nutricional adequado contribui para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença e, por outro lado, apesar de não existir evidência de contaminação através do consumo de alimentos, devem-se reforçar as boas práticas de higiene e segurança alimentar durante a manipulação, preparação e confeção dos alimentos.

De acordo com a Ordem dos Nutricionistas, a alimentação saudável assenta nos princípios de que esta deva ser completa, variada e equilibrada, não de supostos superalimentos isolados, e deve ser adequada a cada indivíduo conforme prescrição nutricional por um Nutricionista.