O PS-Madeira continua a insistir em conhecer a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde face ao crescimento da pandemia da Covid-19, e por isso o presidente do partido na Madeira desafiou, hoje, o Governo Regional a informar a população sobre a capacidade instalada do SRS para fazer face ao aumento exponencial de casos de Covid-19.
Paulo Cafôfo lançou este repto ao Executivo numa conferência de imprensa realizada esta manhã, junto ao centro de saúde do Bom Jesus, quando sublinhou que os madeirenses vivem presentemente um momento complexo, de crescimento do número de infecções. “É importante que saibamos se estamos, ou não, preparados para enfrentar este aumento exponencial de pessoas infetadas pela Covid-19”, considerou na oportunidade.
Referiu ainda que interessa saber se o Governo Regional acautelou esta situação, “num momento em que estamos com um aumento de casos, porque ficamos preocupados quando ouvimos recentemente o presidente do IASAÚDE a dizer que um surto de Covid-19 na Madeira seria catastrófico”.
Cafôfo defende que se transmita tranquilidade e confiança às pessoas, mas para tal é necessário que o Governo Regional esclareça a capacidade de testagem, de vigilância epidemiológica e outras medidas adequadas à situação, bem como a capacidade máxima instalada em termos de internamentos e de cuidados intensivos.
O também deputado deixou todavia uma palavra de confiança aos profissionais de saúde, pela coragem, competência e brio profissional como têm lidado com a pandemia. Dirigiu-se igualmente aos madeirenses e porto-santenses, apelando ao sentido de responsabilidade de cada um e aconselhando a que todos sigam as orientações das autoridades de saúde.