Dentistas insatisfeitos com comunicado da Secretaria Regional da Saúde

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) lamentou hoje junto da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil que tenha sido referida, em comunicado oficial, a existência de dois médicos dentistas infectados com Covid-19 na Região Autónoma da Madeira. Uma posição que já foi criticada pela delegação da Madeira do Sindicato dos Jornalistas.

“Até ao dia de hoje, e bem, nunca tinha sido especificada a área de saúde de qualquer profissional infectado, pelo que não se entende a diferenciação que é feita agora no caso da medicina dentária, o que é lamentável”, criticou a Ordem.

“Mais, no comunicado do Instituto de Administração da Saúde, dos 14 novos casos reportados só dois são identificados como profissionais da área privada da medicina dentária, não se fazendo referência a mais nenhuma das áreas profissionais dos outros 12 infectados. A OMD esclarece que nenhum dos médicos dentistas foi contagiado em ambiente profissional e que, por isso, mencionar a categoria profissional destes dois doentes é no mínimo desonesto para com um sector que é o dos mais protegidos e bem preparados para trabalhar num contexto como este de pandemia”, refere a nota divulgada às Redacções.

“Importa esclarecer a população que pode e deve continuar a tratar da sua saúde oral em segurança e ter total confiança neste sector profissional e nos seus pares. É ainda importante salientar que num inquérito feito aos médicos dentistas portugueses menos de 1% foi infectado a nível nacional, e destes muito poucos num contexto profissional”, salienta-se.