Casa do Povo de São Roque do Faial organiza amanhã XVI Concurso Tocar do Búzio

A Casa do Povo de São Roque do Faial organiza amanhã, dia 10 de Novembro, às 19 horas, na sede da Casa do Povo, o XVI Concurso Tocar do Búzio. Com este concurso, a instituição pretende reavivar a tradição de na véspera de São Martinho tocar os búzios. As populações mais novas desconhecem esta tradição centenária.

Outro dos objectivos do concurso é dar oportunidade às pessoas interessadas poderem tocar o búzio. O certame é aberto a todos os interessados e serão atribuídos prémios às categorias de Homem, Mulher e Criança que tenham a melhor pontuação nas seguintes provas: toque mais forte, toque mais longo e toque mais artístico. Este ano o concurso terá algumas novidades e desenrolar-se-á numa única eliminatória, de modo a que não haja contacto entre os participantes, de modo a garantir as distâncias sugeridas pela DGS. Para o efeito é criado um júri constituído por 3 elementos. Das decisões do júri não há direito a reclamações, informa a Casa do Povo.

O concurso é aberto a todos os interessados, mesmo não sendo residentes na freguesia. As inscrições podem ser feitas através do email: cpsaoroquedofaial@gmail.com ou do nº de telefone 291575030. Também se poderão inscrever no local até à hora prevista para o início do concurso. Outra novidade deste ano é o facto de cada elemento só poder tocar num búzio, por motivos da pandemia Covid-19.

Normalmente esta actividade estava inserida na Festa de São Martinho que a Casa do Povo organizava, mas por razões óbvias, este ano a Festa de São Martinho foi cancelada. Uma vez que a presença de público não é possível, quem tiver interessado poderá acompanhar o concurso através do facebook: Casa do Povo São Roque Faial.

Com a organização deste concurso, a Casa do Povo de São Roque do Faial pretende que as tradições da freguesia se mantenham, pois elas são um pouco da alma deste povo.