Grandes cadeias noticiosas dão vitória a Joe Biden para a Presidência dos EUA

Projecções de grandes cadeias informativas como a BBC ou a CNN estão a dar como certo que Joe Biden será, de facto, o próximo presidente dos Estados Unidos da América. No exterior da Casa Branca as pessoas rejubilam, com abraços e cânticos. Há até quem grite “Trump foi-se, louvado seja o Senhor!”. Muitos dos que se encontram no local tiram “selfies” em frente à residência oficial do presidente americano. Também há quem se manifeste a favor de Donald Trump, mas os seus protestos são submergidos pelos gritos de vitória dos apoiantes de Biden.

Entretanto, Donald Trump anunciou que dará uma conferência de imprensa hoje mais tarde, em Filadélfia. Entretanto os seus apoiantes continua a manifestar-se em vários pontos dos EUA, reclamando que estas eleições foram “roubadas”. Trump emitiu hoje uma série de mensagens da sua conta do “Twitter”, que foram classificadas como tendo conteúdo falso, por alegarem (sem provas) que tinha havido fraude eleitoral.

De qualquer modo, Trump afirma que “esta eleição está longe de estar acabada” e, declarou, a partir de um campo de golfe num resort na Virgínia, que Joe Biden está a apressar-se para posar como o vencedor. Promete, no entanto, que a partir de segunda-feira iniciará uma batalha legal nos tribunais “para tornar certo que o verdadeiro vencedor seja empossado”.

O que é certo é que chefes de Governo e de Estado já começaram a dar os parabéns a Joe Biden. É o caso, por exemplo, do primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, que congratulou Biden e a sua número dois, Kamala Harris. “Os nossos dois países são amigos próximos, parceiros e aliados. Partilhamos uma relação única. Estou ansioso para que trabalhemos juntos (…)”, declarou no Twitter.

As congratulações a Biden continuam a chover, da Irlanda, da Escócia e da Eslovénia, entre outros.