A Secretaria Regional do Mar e Pescas informou hoje que o Governo Regional resolveu adiar para 2021 o Encontro do Mar – “Um mar de oportunidades”, que deveria realizar-se nos dias 16 e 17 de Novembro, com a presença do Ministro do Mar, do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, do secretário regional de Mar e Pescas, de vários investigadores, cientistas e organizações ligadas ao mar e à economia azul.
A decisão baseia-se no cumprimento das novas regras de combate à pandemia da Covid-21 que vigoram desde as primeiras horas de sexta-feira e ao estado de emergência, que limitam fortemente a presença de público e a associação de pessoas em todos os eventos.
O Encontro do Mar foi projectado para reflectir “a nova abordagem holística da Secretaria Regional de Mar e Pescas em relação ao desenvolvimento da economia azul, baseada na ciência, investigação, inovação e educação”.
O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, refere que “a base do projecto ficou lançada, o trabalho realizado garante um evento de prestígio, mas agora é tempo de o Governo Regional dar o exemplo e pugnar pelo bem maior que é a saúde pública de todos os nossos concidadãos”.
Teófilo Cunha entende que esta é “a decisão mais sensata neste momento, uma vez que um evento desta natureza poderia constituir um risco para a saúde dos seus participantes”.