IDR e DRAS assinam amanhã protocolo para a Igualdade de Oportunidades

O Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM (IDR, IP-RAM), através da presidente do Conselho Directivo, Emília Alves, e a Direcção Regional dos Assuntos Sociais (DRAS) através da directora regional, Maria Graça Moniz, vão celebrar amanhã um Protocolo de Cooperação, visando criar uma parceria destinada à promoção e implementação de medidas e acções relacionadas com a temática da Igualdade de Oportunidades, no âmbito do financiamento de operações co-financiadas pela União Europeia. A assinatura do protocolo decorre na Reitoria da UMa.

Ao longo dos vários períodos de programação da política de coesão da União Europeia, assiste-se a uma progressiva autonomia das políticas especificamente centradas na promoção da igualdade de oportunidades, refere uma nota.

No contexto do Portugal 2020, e como resposta ao risco de agravamento de dinâmicas de desigualdade de oportunidades, fruto da recente crise económica e financeira, esta temática foi assumida como uma questão central, ao nível da programação, implementação, monitorização e avaliação do novo ciclo de intervenção dos fundos comunitários, assumindo, deste modo, uma vertente de política transversal da União.

O IDR, IP-RAM alinhado, com as orientações da União Europeia, assume a temática da Igualdade de Oportunidades como uma questão fundamental e transversal, ao nível da programação, implementação, monitorização e avaliação do novo ciclo de intervenção dos fundos comunitários contando para a prossecução deste desígnio com a colaboração da DRAS, através da Direcção de Serviços de Igualdade e Cidadania (DSIC).