“Roupa Soventa Barrela-se à Porta”, em Machico

A Oficina de Teatro Clube PT – Madeira estreou, com muito sucesso, a 25 de setembro no Auditório Maestro João Victor Costa – Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos (mais 4 espetáculos, todos com lotação esgotada), o seu mais recente trabalho intitulado “Roupa Soventa Barrela-se à Porta” da autoria de Óscar Fernandes, com encenação e direção artística a cargo de Zé Abreu.

Agora, é a vez deste espetáculo de comédia chegar ao Festival de Teatro Machico, no auditório do Fórum Machico, no dia 17 de outubro, pelas 18h00. As entradas têm o preço de 3,5€, com reservas através do número 913046277.

Esta peça que tem o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, segue a linha do anterior trabalho cénico da Oficina de Teatro, “A Herança de Faustino Miséria” que, elencada pelos mesmos personagens, tem também como pano de fundo a imaginária aldeia da Fajã do Lombo, desta feita com um lavadouro público como cenário.

Na comédia “Roupa Soventa Barrela-se à Porta” que promete mais de uma hora de bom humor, o autor privilegia o uso de expressões e termos dialetais outrora correntes na ilha, hoje bem menos utilizados, e muitos, entretanto caídos em desuso no léxico popular madeirense. É disso exemplo o próprio título que, numa oralidade mais atual poder-se-ia traduzir como “Roupa Suja Lava-se em Casa”.

A peça conta com a interpretação de Neli Sousa, Ivone Flor, Inês Perdigão, Elisabete Rosa, Lucília Ferreira, Lídia Abreu, Amarília Teixeira, Vítor Mendonça, Rodrigo Aguiar, Maria Rita, Óscar Fernandes e Bernardete Vasco. A operação de som está a cargo de Diogo Abreu.

A Oficina de Teatro do Clube PT – Madeira surgiu no ano de 2004 quando um grupo de associados do Clube PT, amantes do teatro, se juntou com um propósito: aprender mais sobre a nobre arte de representar, com vista a formar um grupo de teatro.

Assim, em janeiro de 2005, é levada à cena o primeiro trabalho do grupo – O Soldado Vigilante, um original de Miguel de Cervantes, que, ao longo desse ano percorreu dezenas de palcos na ilha, tendo sido ainda representada em Porto Santo, Évora e Porto.

Seguiu-se a peça “A Maldita Roleta Tramou-me”, um texto original de Mário Pyrro, com adaptação do próprio Zé Abreu, tendo estreado em 2007, com várias representações na ilha, e uma representação em Lisboa. O desafio seguinte da “Oficina” foi levar a cena a peça de Frederico Garcia Lorca “Yerma”. Este trabalho teve a sua estreia em 2009 no Auditório da RDP, e com ele fizeram-se outros seis espetáculos. A convite da organização do “3º Encontro Regional de Teatro das Casas do Povo da RAM”, em Santa Cruz, a Oficina de Teatro do Clube PT encerrou o certame precisamente com o drama de Lorca “Yerma”. Dois anos mais tarde, em 2011, estreia-se no Cine Teatro de Santo António a peça “Bendito Seja o Homem entre as Mulheres”, um texto inédito da autoria de Zé Abreu, de que se fizeram também várias representações, incluindo uma em parceria com a “Liga Portuguesa Contra o Cancro” e outra em benefício da associação “Acreditar”. Em 2014, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, este grupo estreia no dia 27 de março a peça “A Herança de Faustino Miséria”, da autoria de Óscar Fernandes, no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, repondo-a nos dois dias seguintes, esgotando a lotação nos três espetáculos. Este trabalho, uma comédia focada na oralidade, tradições, usos e costumes da ilha, representou o grupo no Festival de Teatro “Felizmente Há Lumiar”, em Lisboa, na edição de 2017. A peça foi também representada no Cine Teatro de Santo António, Centro Cultural John dos Passos, Auditório do Centro Paroquial de Santa Cruz, Salões paroquiais da Visitação, Calheta, Santana e Encarnação, Escola Agrícola de São Vicente, Centro Cívico de Machico, Centro Cívico do Curral da Freiras, Teatro Municipal Baltasar Dias e Teatro Ribeiragrandense em São Miguel, Açores. “Minhas Ricas Sogras”, uma comédia inspirada nas tradições e costumes das culturas poligâmicas, da autoria de Óscar Fernandes, também encenada por Zé Abreu, estreia-se em 6 de março de 2016 no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, com reposição nos dois dias subsequentes, tendo percorrido depois diversos palcos, entre os quais o do Centro Cultural John dos Passos e Teatro Municipal Baltazar Dias. Em 4 de maio de 2018 dá-se na Casa da Cultura de Câmara de Lobos a estreia de “Palavras Sentidas”, uma performance poético-teatral, que teve reposição nos dois dias seguintes no mesmo recinto. Este trabalho viria também a ser apresentado no Centro Cultural John dos Passos, em 9 de junho de 2018. “Rometa & Julieu” foi uma comédia adaptada pelo grupo a partir de William Shakespeare que se estreou no Auditório João Victor Costa a 14 de junho de 2019 com reposição nos dois dias seguintes. Em 20 de julho do mesmo ano, a Oficina de Teatro participou com este trabalho no I Encontro de Teatro Clube PT, desta feita na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.