Museu “A Cidade do Açúcar” promove conferência sobre o alfenim com Marques da Silva

O Museu A Cidade do Açúcar promove a conferência “O alfenim na Madeira: o mito e os factos” presidida pelo professor António José Marques da Silva, no dia 9 de Outubro pelas 18 horas, neste espaço museológico.

O alfenim, explica o museu, remonta à Idade média. Actualmente, este doce ainda é produzido em alguns países e nos Açores, mas outrora já foi considerado um dos famosos doces conventuais produzidos na Madeira.

António José Marques da Silva é professor convidado da UMa,  investigador integrado do Centro de Investigação em Arqueologia, Artes e das Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra.

A sua dissertação de doutoramento, publicada no Reino Unido em 2012, retratava das interações marítimas entre o norte de Portugal e outras províncias imperiais no início da ocupação romana. Entre 2010 e 2015, esteve envolvido num projecto de pós-doutoramento, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que lidava com os discursos e as práticas alimentares, a mudança cultural e a construção de identidade no Mediterrâneo.

Publicou recentemente dois livros acerca desta temática, um em 2013 e outro em 2015. O património alimentar mediterrâneo é agora o seu principal objecto de estudo, estando particularmente interessado no impacto social da recente viragem patrimonial da dieta mediterrânica, refere o Museu.

 

A conferência também será transmitida em directo pelo nosso facebook desta instituição.

Facebook.com/MuseuCidadedoAcucar/