Reserva do Garajau -a primeira reserva marinha exclusiva em Portugal- faz hoje 34 anos

A primeira reserva marinha exclusiva criada em Portugal, a Reserva Natural Parcial do Garajau, completa agora 34 anos de existência.

Esta reserva tem sido essencial para a renovação dos recursos piscícolas da costa sul da ilha da Madeira e tem constituído um cartaz de atração turística para o mergulho na Região com a presença dos emblemáticos meros Epinephelus marginatus, uma espécie protegida.
Tal como é referido no preâmbulo do Decreto Legislativo Regional nº 23/86/M, de 4 de outubro que cria a Reserva Natural Parcial do Garajau:
“A área da Ponta do Garajau quer devido à sua localização geográfica, quer devido à sua potencial riqueza biológica e extraordinária clareza das suas águas, oferece condições únicas para a criação de um espaço protegido com grande interesse do ponto de vista científico e recreativo.
Do ponto de vista turístico, como se comprova pelo grande número de visitantes, nomeadamente mergulhadores amadores, que afluem a esta área durante todo o ano, a área da Ponta do Garajau, constitui um potencial económico, que, a médio prazo, poderá tornar-se de grande interesse para a Região.”