Miguel Gouveia apresentou novo mapa turístico em Braille do Funchal e roteiro “Funchal, Destino Acessível”

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia, apresentou hoje, acompanhado pela vereadora com o pelouro do Turismo, Madalena Nunes, as novas iniciativas de turismo inclusivo e acessível do Município. O mapa turístico em braille e o roteiro “Funchal, Destino Acessível” assinalam a abertura da semana de comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo domingo, dia 27 de Setembro, salienta a CMF.

Estas iniciativas, diz Miguel Gouveia, estão ambas ligadas à inclusão e à acessibilidade, áreas que mereceram o reconhecimento nacional e que levaram o Funchal a ser considerado Município do Ano, bem como a prémios a nível europeu de reconhecimento de boas práticas de acessibilidade. “De modo a complementar as medidas de turismo acessível que o Funchal tem vindo a implementar, está agora disponível um mapa turístico em braille procurando dar a invisuais e míopes a oportunidade para que possam conhecer a nossa cidade e as riquezas que ela tem para oferecer de forma autónoma”, realçou.

“Lançámos também o roteiro “Funchal, Destino Acessível” que compreende os principais pontos de interesse da cidade que garantem a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida ou que tenham outro tipo de necessidades especiais nomeadamente ao nível da audição, quebrando barreiras linguísticas e culturais.  Tem sido um percurso feito ao longo de vários anos, procurando esbater as desigualdades e tentando criar uma cidade em que todos sem exceção possam desfrutar do património, da cultura e do lazer”, sublinhou o presidente.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo decorrem até domingo e incluem ainda seminários, concertos, apresentações de novos projectos, a atribuição da distinção municipal “Mérito Turístico 2020” e a abertura do Posto de Turismo do Mercado dos Lavradores.

No final, o edil endereçou um agradecimento à vereadora com os pelouros do Turismo e da Inclusão e ao Departamento de Economia e Cultura, pelo empenho em desenvolver iniciativas reconhecidas a nível nacional e internacional e que melhoram significativamente a qualidade de vida dos funchalenses e dos nossos turistas. À Direcção Regional de Educação, que foi um parceiro incontornável nestas duas actividades que hoje lançámos, e ao clube Os Especiais que se juntou a nós para proporcionar a todos aqueles que tem necessidades especiais esta forma inclusiva de viver a nossa cidade como activo turístico”, deixou uma palavra de apreço.