Voto de protesto contra a ARM aprovado por unanimidade na Assembleia de Freguesia de Gaula

O JPP apresentou, na Assembleia de Freguesia de Gaula, através do seu vogal, Leonardo Gouveia, um voto de protesto contra a ARM- Águas e Resíduos da Madeira, que mereceu a aprovação do vogal do PSD, na última reunião daquele órgão.

A água de rega, diz o JPP, é um assunto recorrente na gestão que os agricultores fazem para que as suas produções cheguem a bom termo. A escassez deste recurso “faz desesperar quem tem os seus terrenos para regar e vê chegar “um fio de água” para matar a sede às suas produções. Neste sentido e porque a Águas e Resíduos da Madeira S.A. está a falhar com os agricultores ao não disponibilizar água de rega em quantidade suficiente, a Assembleia de Freguesia de Gaula aprovou por unanimidade um voto de protesto”, dá-se conta.

O texto do voto, para além da falta de gestão na problemática da água de rega, alerta para a necessidade de garantir a segurança de um tanque de rega da A.R.M. no Pico Norte da freguesia de Gaula, que se encontra desprotegido, não cumprindo as normas do decreto legislativo regional nº 20/89/M, e sendo um potencial perigo para os moradores da zona, bem como para os muitos que passeiam por aquela levada (Levada dos Tornos), além de que, o referido tanque contém água estagnada, o que só por si, constitui vetor de transmissão de doenças.

“Numa altura de escassez de água, a existência de um tanque com água sem que esta seja utilizada, bem como a questão da insegurança do tanque, é bem reveladora da inoperância e irresponsabilidade da A.R.M. na gestão daquilo que é da sua competência, fazer chegar com segurança e qualidade a água aos regantes”, aponta o JPP.