Festival Avesso de 24 a 27 de Setembro

A Associação Avesso promove de 24 a 27 de Setembro, uma nova edição do Festival Avesso.

Durante esta VI edição, serão quatro dias com 13 momentos culturais, divididos entre espetáculos e formação.

Devido ao momento de pandemia que atravessamos, todos terão uma capacidade reduzida ao nível de espectadores, sendo sempre necessário efetuar reserva prévia.

No primeiro dia do Festival, a jardineira Lia levará a borboleta Maju até às escolas do 1º ciclo, com pré-escolar do Lombo de São João e do Carvalhal e Carreira. “A Maju vai à Quinta” é uma AVENTURA POÉTICA, com alto valor PEDAGÓGICO, que aborda de forma DIVERTIDA, MUSICAL e COLORIDA a temática dos ANIMAIS DA QUINTA e que promete cativar MIÚDOS e GRAÚDOS.

Na noite de sexta-feira, 25 de Setembro, Berbequim Coop VS Lavandaria SA: O espetáculo do Teatro da Palmilha Dentada que nos põe de olho encostado ao vídeo porteiro a ver o mundo todo num prédio de 11 andares. A habitual acutilância e humor dos textos de Ricardo Alves volta a confrontar-nos com o espelho, usando a voz de um zelador de condomínio para nos falar do que somos enquanto sociedade e indivíduos. Com interpretação de Ivo Bastos, esta nova criação da Palmilha Dentada traz à cena (ou ao ecrã) os problemas de um condomínio que tem o tamanho do nosso prédio, da nossa cidade ou mesmo do nosso país.

Sábado pela manhã, o habitual espetáculo para bebés e infância. O Teatro Plage apresenta-nos desta vez “Lá lá lá lá lá”, o cruzamento da dança, teatro e música. Neste espetáculo viajaremos pelo universo, das estórias, das cores e dos animais. O palco será o Jardim da Loja do Munícipe, pelas 11:30.

Pelas 18h de sábado, Paulo Lage e Sofia Berberan propõem-nos “A casa das belas adormecidas”. Uma instalação/performance a partir do universo de Yasunary Kawabata, construída durante uma residência artística na cidade do Mindelo, em Cabo Verde,  no âmbito do Mindelact 2019. Na cena uma pessoa dorme na cama, não vê e não acordará. Ao espectador é proposto que veja como nos sonhos – ou nos delírios – onde o passado, o presente e o futuro se sobrepõem.

“Sobre o Cristal Transparente”, pelo Teatro A Corda sobe ao palco do CCJP a 26 de Setembro. Um espetáculo inspirado nas poetisas Florbela Espanca e Virgínia Victorino, duas das maiores figuras femininas da literatura portuguesa. Duas mulheres de hoje – ou partes de uma mulher – mensageiras de um tempo que parou, visitam as palavras de Espanca e Vitorino, quase 100 anos depois, servindo a urgência de quem, como hoje, em 2020, quer renascer, sair, ser e ser ouvido. De quem tem urgência em correr lentamente e não quebrar em si algo inevitavelmente quebrantável – o cristal transparente da sua alma.

No domingo, teremos um dia em cheio. Paulo Patrício apresenta-nos o teatro de fantoches com “A Mais Louca Corrida do Mundo”. Com duas sessões, a primeira às 11h e à tarde, pelas 17h. O palco será o terraço do Centro Cultural John dos Passos.

Para encerrar o Festival Avesso 2020, uma produção do Teatro do Avesso: Sarau de Poesia: “A Alma Pontassolense”, sob a direção artística de Natália Bonito, com projeção multimédia de Luís Melim. Porque a poesia toca cada molécula da existência pontassolense, poetizar cada recanto do concelho é sinónimo de vontade! Afinal, não há alegria maior que cantar, por estrofes, o fulgor e a força de uma terra idilicamente povoada por gente estóica.

Os Workshops terão uma força nesta edição do festival Avesso.

Filipe Gonçalves propõe-nos COMUNICAR SEM MEDOS: Do suor das mãos ao tremer de pernas

Natália Bonito levará até aos alunos do quarto ano da EB1/PE da Ponta do Sol a oficina de escrita criativa “Poemas do Avesso”

Paulo Patrício ensinará os alunos das Cenas do Avesso a criar fantoches e outras formas/bonecos animados. No final terão a oportunidade de apresentar publicamente um espetáculo de fantoches todo ele criado e desenvolvido pelos participantes.

Numa organização da Associação Avesso, com o apoio fundamental da Secretaria Regional do Turismo e Cultura/Direção Regional da Cultura, conta ainda com os apoios da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Junta de Freguesia da Ponta do Sol, Junta de Freguesia dos Canhas. Agradecemos o apoio logístico da AutoCanhas, Wood Produções, Alpha Publicidade, Estalagem da Ponta do Sol, Creativ.

Apenas as sessões realizadas no auditório do Centro Cultural John dos Passos terão entrada paga, no entanto todos os espetáculos terão um limite de pessoas, estando portanto a marcação prévia. As reservas devem ser feitas através do número 96 33 55 528 ou pelo e-mail reservas@avesso.pt.