CDU reuniu com a CMF para discutir problema da segurança no Funchal

A CDU realizou uma iniciativa política junto à Câmara Municipal do Funchal, após um encontro com o edil funchalense, no qual foram colocadas preocupações relacionadas com a crescente falta de segurança no concelho.

A deputada municipal, Herlanda Amado, declarou que “no concelho do Funchal avolumam-se os problemas sócio-económicos, a par do que já acontece um pouco por toda a Região, e o agravar desta situação das famílias tem levado a que muitas pessoas sucumbam ao desespero. Aqui existe uma co-responsabilidade das entidades públicas que se foram demitindo com o passar do tempo dos seus deveres, levando à situação com que agora nos confrontamos. A crescente falta de segurança no concelho do Funchal, não pode ser dissociada da crise sócio-económica enfrentada por milhares de pessoas, devido ao lay-off e ao desemprego, mas também pela falta de investimento das entidades públicas, que ao longo dos anos não reforçaram os meios humanos e materiais das forças de segurança, como são exemplos os encerramentos dos postos de polícia da Nazaré, Santo António ou São Gonçalo ou ainda o desinvestimento na Escola Segura, que garantiam um policiamento de proximidade, bem como uma postura de prevenção pedagógica, e não intervenção reactiva como actualmente acontece”, avaliou.

Para Herlanda Amado, é urgente que o Governo Regional, em articulação com os Municípios e as Associações que intervêm no acompanhamento das pessoas em risco, possam desenvolver um trabalho multidisciplinar na área da saúde, porque muitos dos casos identificados estão relacionados com o consumo de substâncias, diz.

“Para um problema com esta gravidade, não pode haver apenas uma solução, têm que ser encontradas várias formas de intervir quer pelo Serviço Regional de Saúde e pela Segurança Social, bem como no reforço de meios humanos e materiais para as forças de segurança, garantindo assim uma resposta em várias frentes estruturada e abrangente”, sentencia a comunista.