O ténis de mesa na RAM vai retomar a sua actividade, anuncia a associação regional da modalidade, que afirma que este desporto tem vindo a ultrapassar os efeitos negativos da Covid-19 de forma gradual e positiva, criando uma estrutura sólida para o reinício das suas actividades.
Após uma necessária fase de confinamento e seguindo as orientações das entidades desportivas e de saúde, regionais e nacionais, a realização de treinos tem sido possível desde 1 de Junho de 2020, com vários pólos a dinamizar a prática regular de treino na Região, explica a associação.
A nível nacional essa realidade apareceu com o reinício dos trabalhos no Centro de Treino de Vila Nova de Gaia, recinto que recebeu o Play-off Masculino, no início do mês de Julho, naquele que foi o primeiro momento competitivo após o aparecimento da pandemia.
Entretanto e passado este período e avaliação positiva dos procedimentos, foi possível criar planos de retoma da competição, criados para a dimensão nacional e para a dimensão regional, com o agendamento dos primeiros eventos da Época Desportiva 2020/2021, então iniciada a 1 de Agosto.
Num quadro de intervenção de modalidade de baixo risco, na actual definição pelas características específicas do Ténis de Mesa, começamos a projectar neste mês de Setembro as primeiras concentrações de jovens atletas, com grande expectativa e entusiasmo, mas em simultâneo de forma segura.
O órgão federativo pretende retomar a competição com a disputa dos títulos de Singulares 2020, nos escalões etários entretanto suspensos entre Março e Julho do presente ano. Assim, está prevista a realização de três iniciativas, onde se espera a presença de atletas madeirenses, nas seguintes datas:
– Campeonato Nacional Individual de Juniores: 19 e 20 de Setembro (Leiria)
– Campeonato Nacional Individual de Cadetes: 26 e 27 de Setembro (Gaia)
– Campeonato Nacional Individual de Iniciados e Sub-21: 17 e 18 de Outubro (Vila Real)
Na dimensão colectiva, já foi agendado o início dos principais Campeonatos Nacionais de Equipas 2020/2021, com o “primeiro serviço” da 1ª Divisão Masculina a ser realizado no fim de semana de 24 e 25 de oOutubro. Neste escalão, com um total de onze equipas, as formações do CD São Roque, ADC Ponta do Pargo, CD 1º de Maio e AD Galomar são os representantes madeirenses em prova.
No principal escalão feminino, a equipa madeirense da ADC Ponta do Pargo inicia a competição no final de semana de 7 e 8 de Novembro, em conjunto com as restantes oito formações adversárias.
Nos campeonatos secundários, com especial destaque para a Série Madeira, as vinte e uma equipas madeirenses representadas iniciam as respectivas provas a 24 de Outubro (2ª Divisão de Honra Masculina) e a 7 de Novembro (2ª Divisão Feminina).
A nível regional, as primeiras concentrações já foram agendadas, dando-se o início da competição no próximo sábado (5 de setembro de 2020), na Ponta do Sol, onde se realizará o primeiro de cinco “Challenge da Ponta Sol”, circuito realizado em parceria com o Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol e demais parceiros.
Destaca-se igualmente a realização do Campeonato Regional de Singulares Cadetes e Juniores 2019/2020, que definirá os atletas campeões regionais de 2020, após terem visto a sua principal competição do ano ter sido suspensa devido à pandemia. O evento está agendado para o dia 12 de Setembro de 2020, no Pavilhão Gimnodesportivo do Caniçal.
O calendário regional de provas está a ser finalizado, cuja versão final será divulgada em breve, salvaguardando-se todos os princípios de higiene e segurança nas iniciativas a realizar, de acordo com as orientações das entidades de saúde e órgão federativo.