O uso de Canábis para fins medicinais é a matéria em discussão no sábado, dia 5, pelas 10h30, com a realização de um evento denominado “PTMC TALKS”, da Portugal Medical Cannabis” (associação sem fins lucrativos que “procura promover a saúde pública através da divulgação de informação de base científica sobre canábis, através de conferências, workshops, grupos de discussão e consultas abertas para pacientes). A instituição salienta que “desde 2018 se propõe a estimular o debate e facilitar o acesso a informação de referência sobre canábis ao público em geral”.
Este evento decorre no auditório do Fórum Machico e inicia-se com a projecção do documentário “Pacientes”, da autoria de Laura Ramos, jornalista, directora da PTMC e presidente da APCANNA — Associação Portuguesa de Informação sobre Canábis. O filme tem a duração de 35 minutos e retrata a experiência de vários utilizadores de canábis para fins terapêuticos ou cuidadores de pacientes em Portugal.
O documentário será seguido de uma palestra sobre o “Sistema Endocanabinóide”, apresentada pela enfermeira Soraia Tomás, e de uma mesa redonda na qual participará Telmo Ponte, agente da PSP na Madeira e pai de Guilherme, um paciente de 14 anos com epilepsia refractária, João Costa, madeirense, vice-presidente da CannaCasa [descrita como uma associação sem fins lucrativos constituída em 2019 com o objectivo de promover e expandir os recursos agrícolas do cânhamo industrial em Portugal, para beneficio dos agricultores, processadores, fabricantes e consumidores] e membro da Direcção da PTMC, Laura Ramos e Soraia Tomás.
Segundo se informa, o acontecimento visa informar e esclarecer a população da Madeira sobre o potencial
terapêutico e medicinal da canábis, discutir a realidade da legislação portuguesa, partilhar relatos e experiências de pacientes da Madeira com canábis medicinal e estabelecer parcerias que possam beneficiar a população da Madeira e o seu acesso à canábis enquanto medicina.