João Nuno Marote e Joana Sousa ganharam o XI Aquatlo de Santa Cruz

Realizou-se, no passado sábado, dia 29 de Agosto, o XI Aquatlo de Santa Cruz 2020 e o Aquatlo Jovem de Santa Cruz 2020. Esta foi uma organização conjunta da ARTM – Associação Regional de Triatlo da Madeira, da Associação Desportiva Galomar e da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Ao evento principal, estavam associadas várias competições, nomeadamente: Prova principal, disputada na distância Sprint, pontuável para os Campeonatos Regionais Individuais de Juvenis, Juniores, Absolutos e Clubes de Aquatlo 2020, direccionada também a atletas individuais e equipas de estafetas e o XI Aquatlo Jovem de Santa Cruz, destinada aos escalões de Benjamins, Infantis, iniciados e Juvenis com distâncias adaptadas a cada escalão, esclarece uma nota de imprensa.

A partida e segmento de natação foram realizadas no porto de Santa Cruz e o segmento de corrida nas imediações do Aquaparque e promenade existene na zona.

Na prova principal, completando a prova Sprint, 700m de natação e 5km de corrida, em primeiro lugar ficaram os atletas João Nuno Marote (Ludens Clube de Machico) e Joana Sousa (ACD Jardim da Serra), seguindo-se Bruno Freitas (Ludens Clube de Machico) e Tânia Alves (ACD Jardim da Serra), completando o pódio os atletas Francisco Belo (ADRAP) e Carolina Boulhosa (GD Corticeiras).

A competir na prova principal, registou-se a participação de equipas de estafetas. A equipa constituída por Magda Dias / Fernando Silvino ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar classificaram-se Rubina Fernandes / Tomás Camacho e para completar o pódio de equipas de estafetas, estiveram as atletas Brígida Rodrigues / Mafalda Abreu, todas estas equipas pertencendo à AD Galomar.

Os resultados individuais obtidos nesta prova principal, deram o título de vencedores por equipas à ADRAP, pelos atletas masculinos e ao Ludens Clube de Machico, pelas atletas femininas.

Seguindo para a Prova de Juvenis, Gonçalo Santos (ADRAP) e Mónica Dias (AD Galomar) receberam o título de Campeões Regionais Juvenis de Aquatlo, sendo que em segundo lugar ficaram João Pedro Neves (ACD Jardim da Serra) e Mariana Góis (Ludens Clube de Machico). Para completar o pódio, estiveram os atletas Rúben Mendonça (Ludens Clube de Machico) e Bruna Belo (ADRAP).

Realizando a prova na distância de Juvenis (300m de natação e 2km de corrida) esteve o paratriatleta do Ludens Clube de Machico, na Categoria de PTS3, José Manuel Mendonça, que alcançou o primeiro lugar do pódio.

Terminada a prova de Juvenis, iniciou-se a prova de Iniciados, com os vencedores Simão Carvalho (Ludens Clube de Machico) e Bruna Vaz (AD Galomar), em segundo lugar ficaram Óscar Góis e Maria Freitas, ambos da ACD Jardim da Serra, já em terceiro lugar ficaram os atletas Frederico Antunes (Ludens Clube de Machico) e Cristina Neves (CF Andorinha).

A partida dos Infantis realizou-se logo após o término da prova de Iniciados, com Matias Olival (Ludens Clube de Machico) e Alexandra Margarido (GD Corticeiras) a vencerem a prova, seguindo-se Leonor Pereira em segundo lugar e Rita Madureira em terceiro lugar, ambas as atletas do CD Escola Santana.

A última prova a se realizar nesta competição foi a prova dos Benjamins, sendo que David Rodrigues (ACD Jardim da Serra) e Márcia Caldeira (CDES) foram os grandes vencedores, em segundo lugar ficou Tomás Antunes (Ludens Clube de Machico) e em terceiro lugar ficou Guilherme Pita (CDES).

Os resultados obtidos pelos escalões de Juvenis, Iniciados, Infantis e Benjamins, deram o prémio de vencedores por equipas masculinas ao Ludens Clube de Machico e por equipas femininas ao CDES.

A próxima prova regional será já dia 6 de Setembro 2020, no Chão da Lagoa, com o Duatlo de BTT do Funchal. Já se conta com diversas inscrições nos vários escalões competitivos.

A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram activamente para a realização das provas deste sábado, em especial à Câmara Municipal de Santa Cruz, Junta de Freguesia de Santa Cruz, AMDpt, SER – DRJD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, Prozis, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center e Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida.

As fotos foram cedidas por Patrícia Góis a quem a ARTM também deixa um agradecimento.