Protecção Civil emite aviso de tempo quente até ao dia 30 e recomenda cuidados

É preciso evitar queimadas e incêndios florestais.

O Serviço Regional de Protecção Civil emitiu um aviso para tempo quente, pois, de acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevêm-se em todo o arquipélago da Madeira, associados à presença de uma massa de ar quente e seca, dias particularmente quentes até 30 de Agosto.

Os mais quentes deverão ser os dias 26 (quarta-feira) e 27 (quinta-feira). Nestes dias, na costa sul da ilha da Madeira, a temperatura máxima do ar poderá chegar aos de 32 graus centígrados. A humidade relativa do ar será baixa, temporariamente com valores inferiores a 30% nas regiões montanhosas (acima dos 500 m), durante os dias 26 (quarta-feira) e 27 (quinta-feira), o que naturalmente representa um risco acrescido de incêndio.

Por outro lado, o vento será em geral fraco a moderado (10 a 35 km/h), com rajadas que poderão atingir cerca de 50 a 70 km/h nos extremos leste e oeste e regiões montanhosas, durante os dias 24 e 25 (segunda-feira e terça-feira) e 28 a 30 (sexta-feira a sábado).

Daí que para a costa norte da Madeira o IPMA preconiza aviso amarelo de tempo quente, com persistência de valores elevados da temperatura máxima, válido entre 2020-08-24 às 18:01:00 e 2020-08-27 à mesma hora (hora UTC).

Já para a costa sul da Madeira, vigorará primeiro o aviso amarelo, válido entre 2020-08-24 às 18:00:00 e 2020-08-26 às 09:00:00 (hora UTC), passando depois a laranja das 9 h do dia 26 às 18 horas do dia 27. O mesmo se aplica nas zonas montanhosas da Madeira.

No Porto Santo vigorará o aviso amarelo entre os dias 24 e 27.

http://www.ipma.pt http://www.procivmadeira.pt APP ProCiv Madeira

Deverá ser acompanhada a emissão e actualização dos avisos meteorológicos, pelas entidades competentes, avisa a Protecção Civil Regional.

Face a estas condições meteorológicas previstas,. e de acordo com os avisos emitidos pelo IPMA, o Serviço Regional de Protecção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção suspendendo a:
• Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confec ção de alimentos a não ser nos lugares destinados para o efeito;
• Queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
• O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
• Informar de imediato as entidades oficiais (112 / Corpos de Bombeiros / SRPC, IP-RAM) de eventuais
focos de Incêndio tendo em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências;

Finalmente, informa-se que no site do SRPC, IP RAM – http://www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira –  se
mantém permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.