PS elogia passagem do “Bailinho da Madeira” à semifinal das “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Os parlamentares do Partido Socialista vão apresentar, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de louvor ao “Bailinho da Madeira”, pela passagem à semifinal do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Ontem, no programa transmitido pela RTP 1, a candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Calheta foi repescada, pelo que o “Bailinho” se junta, agora, aos restantes semifinalistas do concurso, refere uma nota do PS.

A deputada Sofia Canha aproveitou para destacar a “grande relevância do “Bailinho da Madeira”, o qual constitui um marco identitário da cultura madeirense que extravasa as próprias fronteiras da ilha, ao ser promovido pelas nossas comunidades emigrantes por todo o mundo”.

A música e a letra do “Bailinho da Madeira” têm a sua génese no concelho da Calheta, tendo como autor o poeta popular João Gomes de Sousa, popularmente conhecido como “Feiticeiro da Calheta”. Com origem naquela localidade, o “Bailinho” foi ganhando maior abrangência, tendo atingido a dimensão regional e conquistando ao longo do tempo projecção internacional, recorda-se.

Enquanto deputada na Câmara Municipal da Calheta, Sofia Canha apresentará ainda um voto de louvor na autarquia por esta distinção.