Câmara de Lobos conta com 15 novos pontos de acesso gratuito à Internet via Wi-Fi

De acordo com uma informação divulgada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, estão já em funcionamento  15 novos pontos de acesso à Internet gratuitos, via Wi-Fi, em todos os centros de freguesia do concelho. Estes pontos de acesso foram criados com o recurso a fundos da Comissão Europeia no âmbito do programa WiFi4EU e do orçamento municipal.

A iniciativa WiFi4EU promove o acesso sem fios gratuito à Internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, entre outros, em benefício dos cidadãos de toda a Europa, informa a autarquia.

A edilidade camaralobense foi contemplada com um vale no valor de 15.000 euros, que foi utilizado para adquirir e instalar equipamento sem fios nos espaços que ainda não dispunham de um ponto de acesso sem fios gratuito.

Esta nova ferramenta vem permitir, a locais e visitantes, um acesso rápido à Internet e procura incentivar a consulta e partilha de conteúdos, que contribuam para a descoberta e divulgação do concelho. O acesso é completamente gratuito e sem limitações temporais

Desde 2017, que as zonas de maior movimento e concentração de pessoas na baixa da cidade de Câmara de Lobos encontram-se cobertas, nomeadamente Largo do Poço, Jardins do Ilhéu, Varadouro, doca dos autocarros, junto ao miradouro do Espirito Santo (Churchill), Mercado Municipal e Praça da Autonomia, sendo reforçada com mais dois pontos de acesso. O primeiro no Largo de São Sebastião, junto à Igreja Matriz, e o segundo que cobre a Praia do Vigário.

O reforço da rede municipal de Wi-Fi, abrange também os centros de todas as freguesias do concelho, medida já prevista aquando da instalação da rede na baixa da cidade e que agora é concretizada com recurso aos fundos do programa WiFi4EU:

Estreito de Câmara de Lobos – Largo do centro Cívico do Estreito, Largo do Patim/adro da Igreja e Praça do Mercado Municipal;

Jardim da Serra – Rua das Corticeiras;

Curral das Freiras – Praça Central;

Quinta Grande – Parque Infantil.

Segundo Pedro Coelho, presidente da Câmara, esta expansão da rede Municipal de Wi-Fi é significativa pelo seu carácter inédito. “Câmara de Lobos será o primeiro concelho da Região com uma rede Municipal de Wi-Fi, que abrange todas as freguesias, extravasando a sua malha urbana. Um passo essencial no sentido da democratização do acesso e que abre a possibilidade de implementação de outras soluções tecnológicas no âmbito das cidades inteligentes.”

A instalação da rede Wi-Fi tem um investimento de cerca de 27 mil euros, dos quais 15 mil são suportados pelo programa WiFi4EU e o restante pelo orçamento municipal. A rede estava prevista para entrar em funcionamento no fim do mês de Março mas os trabalhos de instalação tiveram que ser suspensos devido ao confinamento, tendo a sua retoma sido condicionada pelas medidas em vigor.