ARM lança campanha de sensibilização “Pega o Monstro”, com os 4 Litro

A ARM – Águas e Resíduos da Madeira lança, com a colaboração do grupo humorístico 4 Litro, uma campanha de sensibilização intitulada “Pega o Monstro”, para mentalizar os cidadãos de que não devem abandonar resíduos de grande porte na via pública ou, pior ainda, no campo. Um serviço gratuito de recolha de resíduos verdes e “monstros” da ARM está disponível nos 5 municípios aderentes à instituição, mediante pedido, através do contacto telefónico para a linha verde 800 910 500.

Pretende-se com esta campanha evitar comportamentos prejudiciais para a saúde pública e para o meio ambiente, como é o caso do abandono de resíduos verdes e monstros (resíduos volumosos, tais como electrodomésticos, móveis e colchões) junto aos contentores do lixo na via pública.

A campanha tem como público-alvo toda a população da Região, mas com particular incidência nos 5 municípios aderentes (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), onde a ARM disponibiliza aos seus clientes um serviço gratuito de recolha dos referidos resíduos.

“O problema do abandono de resíduos verdes e monstros não é novo, mas tem vindo a agravar-se”, diz a ARM. Desde o início da pandemia, em Março de 2020, com o decretar do confinamento, muitos foram aqueles que aproveitaram o longo tempo passado em casa para realizar renovações em casa e limpezas dos jardins e espaços verdes, tendo-se verificado um aumento substancial de abandono dos resíduos provenientes destas actividades na via pública.

O serviço gratuito de recolha de resíduos verdes e “monstros” da ARM está disponível, para além do contacto telefónico, nos balcões de atendimento da empresa ou através do preenchimento do formulário existente no site www.aguasdamadeira.pt