Madeira com três novos casos de Covid-19 em Machico; casos activos são agora 10

A Região tem hoje mais três casos positivos de Covid-19. São três indivíduos residentes em Machico, numa cadeia de transmissão local. Trata-se de pessoas que já estavam em acompanhamento pelas autoridades de saúde, por serem contactos próximos de um caso importado e recentemente diagnosticado. O número de casos activos na Madeira é, neste momento, de uma dezena, conforme adiantou há pouco a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde, Bruna Gouveia, na habitual conferência com o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, às sextas-feiras. Ao longo da última semana registaram-se quatro novos casos.

A Região regista agora um total de 105 casos confirmados, dos quais 95 são casos recuperados.

Os dez casos de infecção activos são 7 casos importados identificados no âmbito da vigilância implementada nos aeroportos; 3 novos casos foram hoje notificados. 8 destas pessoas estão neste momento em isolamento numa unidade hoteleira dedicada, e 2 permanecem em isolamento no seu domicílio.

Bruna Gouveia referiu que no sistema “MadeiraSafetoDiscover”, a aplicação de telemóvel, estão já registadas 30.213 pessoas. Destas, algumas já se encontram na Região, outras já estiveram e regressaram aos países de origem, e outras ainda têm viagens programadas.

Actualmente estão em vigilância na RAM, pelas autoridades de saúde, 11.303 pessoas. Destas, 4.767 estão em vigilância activa.

Do total de viajantes que já foram sujeitos, desde o dia 1 de Julho, a teste à Covid-19, 11.513 pessoas já foram testadas. Só nos últimos 7 dias, o número de testes feitos nos aeroportos totalizou 4253.

Na RAM já foram processadas no laboratório de Patologia Clínica do Serviço de Saúde 38.136 amostras, para testes PCR. Desde a última conferência, foram processadas 5.149 amostras, com uma média de 735 testes por dia.

Entretanto e relativamente à procura das linhas telefónicas criadas no âmbito do Plano de Contingência para a Covid-19, a mesma mantêm-se estável. Durante esta semana foram 61 os atendimentos na linha de apoio psicológico do IASAÚDE. O total de atendimentos desta linha é agora de 1742. Há 158 pessoas acompanhadas pelos profissionais do Instituto.

Quanto à linha SRS 24, durante a semana verificaram-se 288 chamadas. Os contactos desta linha de emergência totalizam agora 9.985. Foram 56 as chamadas verificadas nas últimas 24 horas.