Christian Dias e Joana Sousa vencem o III Duatlo do Santo da Serra–Santa Cruz 2020

Foto cedida por Patrícia Góis.

No passado dia 11 de julho 2020, após 4 meses de paragem competitiva, a contar desde a última prova regional de Triatlo realizada na Calheta, no dia 8 de março 2020, voltamos às Competições Regionais com uma prova de Duatlo, na cidade de Santa Cruz, mais propriamente na freguesia do Santo da Serra.

Numa competição de distância Super-Sprint, a contar para o Campeonato Regional de Duatlo, participaram 87 atletas, desde o escalão de Juvenis até Veteranos. Já nas competições Jovens, dedicadas aos escalões de Benjamins, Infantis e Iniciados, tivemos a presença de 35 atletas.

O Duatlo / Duatlo Jovem do Santo da Serra foram uma organização conjunta da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), da Junta de Freguesia do Santo da Serra e da Câmara Municipal de Santa Cruz.

A partida da Prova Super-Sprint foi dada às 15h desde sábado, sendo que os atletas partiram em 8 vagas, com 12 atletas em cada grupo, de 30 em 30 segundos, para que se cumprisse com o distanciamento social exigido por lei, devido à pandemia da Covid-19.

Nesta prova principal, o primeiro atleta masculino a chegar à meta foi o Christian Dias (ADRAP) após 0:33:46,00 do início da prova. O segundo atleta a subir ao pódio foi Bruno Freitas (Ludens de Machico), partindo na mesma vaga que o primeiro atleta, com o tempo de 0:33:55,00. A completar o pódio, no terceiro lugar, e pertencendo igualmente à vaga 1, tivemos Francisco Luís (CNF) com o tempo total de 0:34:12,00.

Nos femininos, as atletas do ACD Jardim da Serra, Joana Sousa e Tânia Alves, alcançaram o primeiro e segundo lugar do pódio, com tempos totais de 0:38:07,00 e 0:40:30,00, respetivamente. Em terceiro lugar, completando o pódio, tivemos Vanessa Andrade, do CD Escola Santana, completando a prova em 0:41:53,00.

Ainda na prova principal, Super-Sprint, mas nos escalões Juvenis masculinos, o grande vendedor foi Gonçalo Santos (ACD Jardim da Serra), completando a prova em 00:34:36, seguindo-se de Afonso Silva (CDRP) em grande estreia em provas de Duatlo, com o tempo total de 00:36:13. Em terceiro lugar, o atleta Bernardo Teixeira (CF Andorinha) completou a prova em 00:36:21.

No escalão Juvenis feminino, subiu ao pódio em primeiro lugar a atleta Mónica Dias do AD Galomar, com 00:39:45 de prova. Em segundo lugar a atleta Bruna Belo (ADRAP) com 00:40:49 e em terceiro lugar, completando o pódio, foi a atleta do Ludens Machico, Mariana Góis, terminando a prova com um tempo total de 00:42:28.

Após terminar a prova principal Super-Sprint, foi a vez dos atletas mais novos competirem, divididos em 3 escalões diferentes, com distâncias distintas, iniciando com a prova de Iniciados (masculinos e femininos). Simão Carvalho (Ludens de Machico) e Mariana Abreu (CDRP) alcançaram a meta em primeiro lugar, Óscar Góis (ACD Jardim da Serra) e Maria Freitas (ACD Jardim da Serra) em segundo lugar e João Bettencourt (CDRP) com Lara Luís (CD Escola Santana) ficaram em terceiro lugar.

No escalão de Infantis, masculinos e femininos, Matias Olival (Ludens de Machico) e Leonor Rocha Sousa (CF Andorinha) alcançaram o primeiro lugar do pódio, seguindo os atletas do CD Escola Santana, Matias Brites e Leonor Pereira, completando o pódio o atleta Tomás Aguiar (CF Andorinha) e Rita Madureira (CD Escola Santana).

Com a distância mais pequena da competição, e terminando as provas Jovens, competiram o escalão Benjamins, masculinos e femininos, com David Rodrigues (ACD Jardim da Serra) e Bruna Alves (CF Andorinha) a terminarem em primeiro lugar. Em segundo lugar, dois atletas do CD Escola Santana, o Guilherme Pita e Eva Rosa. Em terceiro lugar, Tomás Rodrigues (AD Galomar) e Júlia Aguiar (CF Andorinha).

Esta competição permitiu ainda a presença de atletas de Paratriatlo, sendo que tivemos um atleta na Categoria PTS3, José Manuel Mendonça (Ludens de Machico) conquistando assim o primeiro lugar do pódio.

Os resultados individuais dos atletas, ajudaram na conquista de prémios por equipas, sendo que na prova principal, os atletas masculinos da ADRAP alcançaram o primeiro lugar do pódio, seguindo os atletas do Ludens de Machico e CNF. Nas atletas femininas, ACD Jardim da Serra conquistou o primeiro lugar e CF Andorinha o segundo lugar por equipas femininas.

Nos escalões Jovens, os atletas do Ludens de Machico ficaram em primeiro lugar, seguindo-se do CF Andorinha e completando o pódio com os atletas do CD Escola Santana. Nas atletas femininas, CF Andorinha conquistou o primeiro lugar, em segundo lugar ficaram as atletas do CD Escola Santana e em terceiro lugar as atletas do AD Galomar.

A próxima prova do Calendário Regional de Triatlo irá se realizar dia 26 de julho 2020, na cidade de Machico, com o Triatlo Sprint de Machico.

A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste sábado, em especial à Câmara Municipal de Santa Cruz, Junta de Freguesia do Santo da Serra, AMDpt, SER – DRJD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, Prozis, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center e Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida.