Pedro Fino e Pedro Ramos visitam obras do Hospital dos Marmeleiros

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, visitaram hoje o Hospital dos Marmeleiros. De acordo com Pedro Fino, foi hoje iniciada uma reabilitação dos interiores daquele infraestrutura, num investimento cujo montante se cifra em 1,8 milhões de euros. A obra é para ser executada no prazo de 20 meses. Prevê-se que esteja concluída no primeiro trimestre de 2022. O governante salientou o facto de ter sido realizada, no exterior, a reabilitação de fachadas e bem assim a impermeabilização das coberturas, para impedir infiltrações de águas pluviais. Os trabalhos agora em curso nos interiores consistem essencialmente na reabilitação de pavimentos, tectos e paredes, além das instalações sanitárias. Também a rede de águas e esgotos será alvo de intervenção, e proceder-se-á a uma reformulação da zona de limpos e sujos. Também serão substituídas as portas interiores.

Constatando que se trata de um edifício com 90 anos de história a servir no sector da Saúde, os responsáveis do Governo Regional constatam que já urgia uma intervenção para garantir maior qualidade aos utentes e aos profissionais de saúde.

Na 0portunidade e em declarações aos jornalistas, Pedro Fino enalteceu a cooperação que, afirmou, tem existido entre as duas Secretarias, através do SESARAM e da Direcção Regional de Equipamento Social e Conservação. É graças à mesma, referiu, que está também em curso a ampliação das Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, a presente intervenção no Hospital dos Marmeleiros, a conclusão do Centro de Saúde da Calheta e, para muito breve, o Centro de Saúde do Arco da Calheta.

Questionado pelos jornalistas sobre o novo concurso a abrir para o novo hospital da Madeira, dado que nenhuma das sete empresas seleccionadas apresentou uma proposta, Pedro Fino disse que muito em breve estarão definidos os moldes do dito concurso, escusando-se a adiantar pormenores quanto à possibilidade de o Governo Regional rever valores da obra.