Clube de Campismo da Madeira organiza passeio da Portela ao Porto da Cruz

O Clube de Campismo da Madeira, dando continuidade ao seu programa de actividades para o ano em curso, realiza no próximo sábado, dia 11 de Julho, mais um percurso pedestre, nomeadamente Portela » Caminho Florestal das Funduras » Vereda do Caminho da Degolada » Larano » Porto da Cruz. Trata-se de um trajecto de aproximadamente  12 quilómetros, percorridos em quatro horas e com um grau de dificuldade médio.

As actividades organizadas pelo Clube de Campismo da Madeira, são abertas à participação de todos os interessados. Para inscrições, contactar Alberto Vieira – Telemóvel: 963356392, Heliodoro Gonçalves – Telemóvel: 969591687, ou Fátima Gonçalves: telemóvel 965734310. Pode ainda enviar um e-mail com assunto: Inscrição Passeio Pedestre, para: clubecampismomadeiral@gmail.com até às 18 horas da próxima sexta-feira, dia 10 de Julho.

Para a inscrição é necessário indicar o nome completo, data de nascimento e contacto telefónico. Estes dados são necessários para activar o seguro de acidentes pessoais de cada participante.

O não cancelamento prévio da inscrição, até às 18 horas do dia anterior à realização da actividade, obriga ao pagamento do valor do seguro. Para qualquer esclarecimento adicional, enviar mensagem para: clubecampismomadeiral@gmail.com

Os caminhantes deverão concentrar-se às 8h15 na Rua 5 de Outubro (junto ao edifício do Tribunal). A saída é às 8h30. Pede-se pontualidade. Recomenda-se utilizar vestuário cómodo e apropriado; levar Impermeável, usar botas próprias para caminhadas; boné ou chapéu; bordão, para auxiliar nas descidas e subidas; e farnel (sandes, água, fruta, frutos secos, chocolate, bolachas, sumo), bem como uma lanterna.

Este percurso tem início no miradouro da Portela, onde o caminhante tem uma vista magnífica sobre as freguesias do Porto da Cruz e do Faial, dominadas pela massa rochosa da Penha d´Águia. A caminhada prossegue pela estrada florestal da serra das Funduras, até encontrar a vereda para a casa do Posto Florestal das Funduras, bem no interior da floresta Laurissilva.

2Depois vamos seguir pela Vereda do Caminho da Degolada até ao Cabo de Larano e daí vamos descer até a praia da Maiata que nos leva pela beira-mar até a Vila do Porto da Cruz”, refere uma nota à imprensa.

“Nesta serra encontra-se a melhor área de floresta Laurissilva da vertente Sul da ilha da Madeira, incluída na rede europeia de sítios de importância comunitária-Rede Natura 2000”, conclui o comunicado.