Susana Prada visitou túnel do Pedregal que irá beneficiar 9038 explorações agrícolas

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada esteve ontem no concelho da Ribeira Brava para acompanhar a obra do Túnel do Pedregal. Um investimento do Governo Regional, através da empresa Águas e Resíduos da Madeira – ARM, que beneficiará 90387 agricultores e que resulta de um investimento de 20 milhões de euros.

A infraestrutura criará uma reserva de armazenamento de água de 40.000 m3 para minimizar os efeitos da falta de água para rega no período de Verão.

Na oportunidade, Susana Prada fez saber que após a conclusão deste investimento, será possível reduzir as elevadas perdas de água ao longo do troço crítico do canal que se encontra fortemente condicionado em virtude das constantes derrocadas, refere uma nota de imprensa.

“O lanço sul do canal do Norte foi escavado na rocha há muitos anos e está obviamente bastante degradado, pondo em risco a segurança dos levadeiros, além de perder um caudal considerável” disse a governante, adiantando que a obra irá assegurar o regular transporte e fornecimento de água para regadio agrícola, no eixo dos concelhos da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos.

Esta empreitada, considerada de vital importância para fazer face aos constrangimentos provocados pelas alterações climáticas, terá uma extensão de 5.405 metros e deverá estar concluída em 2021.