Concelhia do PS-M visitou “Balcão Cristal” e sublinha aposta nas artes

A concelhia do Funchal do PS esteve presente, na quarta-feira, no “Balcão Cristal” espaço cultural municipal na Zona Velha da cidade e sede do Grupo de Teatro Feiticeiro do Norte. A visita decorreu na sequência da iniciativa “Pelo Funchal”, desta vez na freguesia de Santa Maria Maior, e visou abordar questões relacionadas com a importância da cultura para a dinamização local, em especial, perante as circunstâncias actuais.

Acompanhado pelos actores Paula Erra e Élvio Camacho, o presidente da concelhia, Paulo Bruno Ferreira, elogiou “o papel central que a Câmara Municipal do Funchal tem assumido como suporte da vida cultural do concelho”, refere um comunicado.

“A criação do próprio Balcão Cristal, fruto de um projecto de reabilitação e requalificação na Zona Velha do Funchal desenvolvido pela autarquia, é um exemplo claro dessas mesmas políticas. O espaço foi cedido pela Câmara Municipal do Funchal e passou a ser usado para fins culturais pela companhia de teatro, que é também apoiada anualmente pela autarquia para desenvolver a sua actividade. Para este ano, e já no decurso da crise pandémica, foram aprovados 25 mil euros de apoios.”

Paulo Bruno Ferreira concluiu que “este tipo de políticas coerentes e consequentes são determinantes para os nossos artistas e têm resultados claros, nomeadamente na dinamização de uma cena cultural que tem hoje uma vitalidade como talvez o Funchal nunca teve. O investimento na Cultura que tem sido feito pela CMF, especialmente patente em aspectos como as questões de acessibilidade, a valorização dos artistas regionais e a sustentabilidade dos projectos culturais, tem feito a diferença no panorama regional e nacional.”