Centro de Saúde do Porto Santo passa a ter médico de Medicina Interna

Porto Santo considerada “ilha verde” da Covid-19, passa a unma fase de reforço do Centro de Saúde para servir a população local e a visitante.

Uma nota do Serviço de Saúde da Região revela que o Centro de Saúde do Porto Santo passou a ter, desde dia 25 de maio, um médico da especialidade de Medicina Interna, uma medida que segundo o diretor daquele serviço vem dar resposta às necessidades da população.

Rogério Correia considera uma mais-valia para a população em dotar aquele centro de um ativo médico com formação específica na área do internamento, sublinhando que se trata de “um colega que está treinado na área de emergência médica. Fazia parte das equipas regulares da EMIR (Equipa Médica de Intervenção Rápida). É como se tivéssemos, o ano inteiro, uma equipa da EMIR no Porto Santo. Pode-nos dar uma grande ajuda numa situação que chegue ao Centro de Saúde e, obviamente, ele está sempre disponível”, referiu.

O centro de saúde local já estava dotado de uma unidade de internamento e agora Rogério Correia diz que há menos necessidade de enviar doentes para o hospital Dr. Nélio Mendonça.

“Temos uma maior autonomia porque efetivamente o colega com a formação que tem permite que o leque de doenças que possam ficar internadas no Centro de Saúde seja muito maior”, afirma, considerando que “só aquelas situações que precisem de exames que não estejam disponíveis no centro é que terão de ir ao Funchal”, porque a partir de agora “ser seguido no centro é o mesmo que ser seguido no serviço de Medicina Interna”.

O serviço de internamento já acompanhava doentes com necessidade nesta área sendo que agora, com a “prática deste colega”, permite dotar o centro de outra capacidade na resposta médica.

A informação do SESARAM refere que “neste momento estão disponibilizados várias consultas de especialidade, designadamente Cardiologia; Dermatologia; Ginecologia; Medicina Interna; Medicina Física e Reabilitação; Nefrologia; Neuropediatria; Obstetrícia; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Pneumologia; Urologia.

A população do Porto Santo beneficia de consultas de Pediatria como também de Neuropediatria e o Serviço de Urgência dispõe de um novo instrumento de trabalho, inaugurado em 2017, TELEURGÊNCIA. Além disso, no Verão e épocas festivas, a população local, vem como a visitante, gozam da presença da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR).

CS do Porto Santo dispõe de uma Unidade de Hemodiálise, num espaço completamente renovado e com um novo sistema de videovigilância.

Desde 01 de junho de 2017, a população residente no Porto Santo passou a beneficiar dos serviços humanizados da nova Unidade de Cuidados Paliativos no CS do Porto Santo, evitando assim deslocações ao Funchal.

Desde 2017 é possível realizar pequenas cirurgias e injeções intravítreas no CS do Porto Santo.​