Farmácias paralisaram hoje 23 minutos; agradecem aos cidadãos o apoio

As farmácias portuguesas (incluindo as madeirenses) paralisaram hoje durante 23 minutos, e agradecem a solidariedade e o apoio dos portugueses a esta manifestação ocorrida hoje em todo o país.

“As assinaturas de mais de 120 mil cidadãos à petição Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS, foram devidamente honradas pelo exemplar civismo deste dia”, refere uma nota da Associação Nacional de Farmácias e da Associação de Farmácias de Portugal.

“As farmácias expressam a todos os partidos com representação parlamentar o seu reconhecimento pelas palavras de preocupação e de solidariedade, assim como pelas iniciativas que apresentaram para corresponder ao peticionado pelos portugueses”, acrescenta o texto, e manifestam ao Governo “a sua disponibilidade e compromisso para negociar de imediato a continuidade dos serviços que prestam aos portugueses”.

“Acreditamos, como manifestado pela Assembleia da República, que é possível corresponder ao peticionado pelos cidadãos, com ganhos em saúde para a população e económicos para o Estado.Salvar as farmácias será cumprir o SNS, porque as farmácias garantem que o SNS chega efectivamente aos cidadãos, em condições de igualdade em todo o território”, refere o comunicado, que termina com uma citação: “As farmácias são a mão longa do SNS”, como definia António Arnaut. “Por isso, estarão sempre ao lado dos cidadãos, em particular dos mais frágeis, e interessadas em colaborar na implementação dos grandes objectivos nacionais de Saúde Pública”, afirma-se.