
A eurodeputada socialista madeirense Sara Cerdas alertou a Comissão Europeia para a necessidade da adopção de medidas específicas para as Regiões Ultraperiféricas, que visem apoiar o relançamento do sector do Turismo e Transportes e ao mesmo tempo garantir a protecção dos seus habitantes e turistas. A intervenção ocorreu hoje durante a Comissão TRAN – Turismo e Transportes, no Parlamento Europeu.
“Os sectores dos transportes e turismo são dos mais afectados pela pandemia do COVID-19, com sérias perdas económicas para todos os envolvidos, de forma directa e indirecta. Nas regiões ultraperiféricas, o turismo representa uma parte significativa do PIB. Dadas as suas especificidades, é importante relançar de forma urgente o sector do turismo nestas regiões, mas com importantes precauções para não superlotar os seus sistemas de saúde, que estão mais distantes da plataforma continental da União Europeia”, defendeu Sara Cerdas.
Perante estas novas medidas de desconfinamento no sector dos transportes e turismo, é preciso estar alerta para o caso de haver uma superlotação dos sistemas de saúde destas regiões, pois devido às suas especificidades precisam de uma atenção ao nível europeu.
“É fundamental a Comissão Europeia desenvolver mecanismos para apoiar o relançamento dos sectores de turismo e transporte nas regiões ultraperiféricas, garantindo a protecção dos seus habitantes e turistas”, alertou a eurodeputada, no decorrer da Comissão parlamentar.
Sara Cerdas advertiu ainda a Comissão Europeia para a necessidade de trabalhar em estreita articulação e colaboração com os Estados-Membros e com o poder local, nas medidas a serem desenvolvidas para o desconfinamento, em especial com os países que têm regiões ultraperiféricas.
Durante esta reunião, a Comissão Europeia apresentou novas medidas de alívio ao sector. Com a elevação das fronteiras, a madeirense está atenta às diretrizes da Comissão Europeia sobre a saúde e segurança no sector turístico, garante o seu gabinete.