Estudantes da Jaime Moniz celebram Dia da Europa através da gravação de um vídeo

A Escola Secundária Jaime Moniz associa-se hoje às comemorações do Dia da Europa. Não podendo realizar eventos ao vivo, dada a situação pandémica, os estudantes gravaram um vídeo com depoimentos de várias entidades sobre a importância da União Europeia  ao longo da sua história e os contributos para o desenvolvimento da Madeira. Uma iniciativa realizada em colaboração com o Clube Europeu.

https://www.youtube.com/watch?v=oz6fAJo7ubc&feature=youtu.be

Segundo um comunicado remetido à imprensa, a ESJM alude ao contexto histórico da efeméride.

Segundo referem as dinamizadoras deste projeto, Ana Kauppila e Cecília Ferreira, “celebra-se, hoje, o dia da Europa enquanto União, construída ao longo de setenta anos, se considerarmos a Declaração de Robert Schuman. São tempos de Paz os que festejamos e esse o maior legado que os “pais” da Europa nos deixaram. A par deste, o da Liberdade e da Democracia, pilares fundamentais dos Estados que compõem o mosaico de 27 países que integram, agora, a União Europeia.

Celebrar a Europa, no contexto atual, onde o medo e a incerteza parecem vencer a esperança e a coragem, supõe a validação do seu ideário, da sua missão e dos seus valores. O “Velho Continente”, consubstanciado em União, tem representado um reduto exemplar de qualidade humana de vida, um guardião dos Direitos Humanos e das liberdades e garantias dos cidadãos.

Celebrar a Europa significa recordar e homenagear os homens e as mulheres, porta-vozes de um ideal que contagiou todos os países que aderiram a este projeto e que é exemplo para outros que aspiram a uma vida melhor.

Na Região Autónoma da Madeira, a União Europeia acompanhou a Autonomia, em progresso, alocando importantes fundos responsáveis pela modernização, sobretudo de infraestruturas. Os estudantes madeirenses participam, cada vez mais, em Programas europeus, como o ERASMUS+, tornando-se os melhores embaixadores de um Projeto que permanece válido em todos os seus alicerces”.