Mais dois ventiladores para o SESARAM; 176 casos aguardam resultado laboratorial

No dia em que o presidente do Governo Regional anunciou uma série de medidas para a reabertura progressiva das actividades económicas, o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, e a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, insistiram em que a reabertura terá de ser feita com mil cuidados e não relaxando as medidas de distanciamento social que até agora permitiram a contenção da pandemia. Na habitual conferência de imprensa diária do IASAÚDE, Pedro Ramos agradeceu ainda várias contribuições, incluindo uma de dois ventiladores para o SESARAM, um oferecido pelo Lions Clube do Funchal, outro pelo Sindicato dos Inspectores da Educação e do Ensino. “Bem hajam, são equipamentos necessários para o bom funcionamento da nossa instituição”, referiu, entre outros agradecimentos a dádivas realizadas.

Entretanto, Bruna Gouveia traçou a situação epidemiológica na RAM: em relação aos casos suspeitos estudados desde o início da pandemia, foram identificados 1352 casos suspeitos. Desde ontem, mais 114 casos tiveram um resultado negativo, totalizando agora 1090 os casos que foram excluídos, com teste negativo. Há neste momento 176 casos que aguardam resultado laboratorial. Desde ontem, como foi referido, não há novos casos de Covid-19 a reportar. Mantêm-se os números de 43 casos activos, 43 recuperados, num total de 86 casos de Covid-19 assinalados na RAM. Este é o sexto dia consecutivo sem casos, na RAM.

á em relação aos 43 doentes que mantêm a infecção activa, 42 deles cumprem neste momento isolamento no domicílio ou em unidade hoteleira designada para quarentena; todos têm apenas sintomas ligeiros. Um doente na unidade de internamento dedicada à Covid-19. Apresenta um estado estável e cumpre tratamento para a sua situação de saúde.

A investigação epidemiológica dos últimos dias, no que diz respeito à cadeia de transmissão identificada na freguesia de Câmara de Lobos, refere que além dos 31 testes que foram positivos, incluindo os contactos posteriormente identificados, foram já efectuados 602 testes com resultado negativo, incluindo os contactos, os profissionais, a estrutura residencial para pessoas idosas situada junto ao Complexo Habitacional “Nova Cidade” e também 276 residentes que já fizeram teste e já têm resultado. Outros residentes já fizeram, entretanto, colheita e ainda aguardam resultado.

Desde ontem foram feitos também testes de despiste a diversos grupos específicos, como já tem sido habitual. No SESARAM foram feitos 46 testes com resultado negativo. Doze testes aguardam resultado. No contexto hospitalar, totaliza-se já 879 testes de despiste.

Até ao dia de hoje foram processadas 3634 amostras para teste à Covid-19, mais 203 amostras do que as referidas ontem. Estas amostras correspondem a um total de 3252 utentes testados na Região. Destes, mantém-se uma percentagem de 92 por cento dos testes negativos.

Hoje há 385 pessoas acompanhadas em vigilância activa, das quais 150 em confinamento nos hotéis. Há ainda 15 pessoas em auto-vigilância, a serem acompanhadas.

Bruna Gouveia disse ainda que a linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE registou um aumento de quatro doentes, desde ontem. E mais 20 atendimentos, contabilizando 534 atendimentos desde o início de actividade.

A linha SRS 24, nas últimas 24 horas registou 44 chamadas. O total de chamadas realizadas desde a activação da linha é de 7031.