Pedro Ramos responde a acusação de “trafulhice” nas máscaras: “Estamos confortavelmente satisfeitos”

O Funchal Notícias confrontou hoje o secretário da Saúde com a intenção, anunciada pelo PCP, de propor uma comissão parlamentar de inquérito ao que os comunistas designam de “trafulhice”, a distribuição de máscaras por parte do Governo Regional, num “atentado à saúde pública, decorrente do fornecimento de máscaras comunitárias em violação das especificações técnicas e mecanismos de certificação”. Pedro Ramos ficou feliz em responder desde logo: “A Madeira foi a primeira região do país a propor a utilização de máscaras reutilizáveis, laváveis, na comunidade, como medida de protecção seguindo o exemplo de outros países; esta medida, quando foi anunciada e foi implementada, nem a própria Direcção Geral de Saúde (DGS) a recomendava, porque não era intenção por parte da Dra. Graça Freitas, porque não apoiava até esta situação”, disse o governante.

“Nós lançámos as máscaras uma semana antes de elas serem lançadas no país. Portanto, acho que é uma medida acertada, uma medida que vai atingir toda a população da RAM. Essa é uma responsabilidade do Governo Regional, tratar da sua população, e naturalmente que é uma situação em que estamos confortavelmente satisfeitos (…)”.

As máscaras, que ainda não chegaram a muitas pessoas na Região, são frequentemente desconformes à literatura que as acompanha, nomeadamente um folheto com instruções para o seu uso, e que dá conta de que vêm com filtros de um tecido especial designado TNT. Muitas não o trazem.