Estepilha, há dois novos casos positivos de Covid-19 na Madeira e a Direção-Geral de Saúde continua dando uma informação que baralha qualquer um, mantém 59 há uns bons dias.
É verdade que houve uma explicação, que todos perceberam, mesmo achando pouco razoável, quando a DGS justificou a disparidade de números com dados relativos a infetados, em algumas zonas do País, que sendo naturais da Madeira são atribuídos à Madeira, mais ou menos como os holandeses infetados na Madeira serem casos atribuídos à Holanda. Mas pronto, era uma explicação e já se sabia que os números regionais seriam, sempre, inferiores aos que a DGS apontava como sendo da Madeira, uma vez que a Região não seguia o mesmo critério, e bem, nesta contabilidade.
O Estepilha, e muitos madeirenses, consideraram-se esclarecidos, atinaram com aquelas contas e nunca mais houve problema com o assunto. Mas foi por pouco tempo, pelo menos aqui com o Estepilha, que não é bom em contabilidade e não sabe como sair desta. A Região tinha 50 casos e a DGS já dava 59, a Região teve mais um caso e a DGS manteve os 59, a Região teve mais dois casos e a DGS continuou com 59. E agora, uma pergunta simples: ou a DGS já tinha reservado lugares para ir descontando à Madeira, ou não conta para nada a informação dos casos enviados pela Madeira, caso contrário, no mínimo, a conta “nacional” para a Região já ia em 62, se a calculadora não falha.
Não se trata de vir dizer, como já foi dito, que os dados da Região é que contam, que são os mais fiáveis e nem temos razões para duvidar. Mas era bom que, embora saibamos que a DGS conta com madeirenses infetados, que se encontram em várias partes do país, na contabilidade atribuída à Madeira, fosse atualizando cada vez que a Madeira regista caso ou casos. Caso contrário, a credibilidade da Direção-Geral de Saúde fica posta em causa. E já tem sido noutros casos…
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




