Foi hoje aprovada uma nova auditoria externa, à Empresa Municipal Frente MarFunchal, uma proposta do deputado independente Orlando Fernandes. A proposta pretende que a Assembleia Municipal promova a realização da auditoria externa aprovada em 26 de Fevereiro, não executada pela CMF, “iniciando o procedimento de imediato, com o objectivo de determinar as causas do desequilíbrio nas suas contas”, e que a CMF dote a Assembleia dos meios financeiros para a sua realização. A proposta foi aprovada por maioria.
Segundo uma nota do deputado, a Frente MarFunchal apresenta dificuldades de manter uma gestão equilibrada, desde a sua constituição, pelo que recorre de forma permanente à atribuição de subsídios por parte da Câmara Municipal do Funchal.
“Na gestão de uma empresa é fundamental o equilíbrio e a clareza das contas apresentadas aos accionistas, situação não aferida pela Frente MarFunchal, atendendo que tem sido constante a existência de enfâses e reservas, por parte do Revisor Oficial de Contas, sobre as contas apresentadas pela Frente MarFunchal, algumas das quais de forma permanente, e totalmente inexplicáveis”, diz Orlando Fernandes
“Tais factos motivaram a proposta resolução apresentada e aprovada na Assembleia Municipal de 26 de Fevereiro de 2019 para a realização de uma auditoria externa à empresa municipal Frente MarFunchal, EM. Essa proposta apontava para que a referida auditoria se iniciasse num prazo de 60 dias. Passado um ano a Câmara Municipal do Funchal ainda não colocou em prática a resolução desta Assembleia nem parece ser sua intenção efectuá-la. Por outro lado, contrariando as noticias colocadas a circular pelo executivo camarário, de que a referida empresa se encontrava em boa situação financeira, vem agora defender a sua extinção. Assim, e porque me parece que algo de errado se encontra nesta deliberação de extinção, só me restou propor outras atitudes no âmbito das competências desta Assembleia Municipal”, esclarece, concluindo que, pelo já exposto, “só me resta propor que seja esta própria Assembleia a promover e realizar a referida Auditoria Externa”.