Pedro Ramos vai insistir no diálogo com diretores de serviço demissionários e diz que o bem para a Saúde é haver serenidade na Saúde

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos participou hoje, na Escola Básica do Primeiro ciclo com Pré- escolar, Ribeiro Domingos Dias, numa iniciativa dinamizada no âmbito do Programa de Saúde Oral no Funchal. E foi ali que o governante aproveitou para abordar a problemática relacionada com a demissão dos diretores de serviço, reforçando a ideia de acreditar no diálogo e deixando claro que o bem para a Saúde é a serenidade na Saúde”.

Pedro Ramos considera que “o Serviço de Saúde da Região é um dos pilares da governação, é uma das áreas onde temos investido mais nos últimos anos. Aquilo que hoje estamos a enfrentar é uma opinião contrária à nomeação e neste momento estamos a dialogar com todos os diretores de serviço, sexta-feira falarei ainda com alguns colegas para trazer alguma serenidade ao Serviço. As tentativas de diálogo continuam a decorrer. Acredito que vamos encontrar soluções com base no diálogo. O bem para a Saúde é haver serenidade da Saúde, e neste momento, o problema da Saúde, na Região, é a possibilidade do coronavírus entrar na Região e é por isso que adotamos o plano de contingência, elaborado pela secretaria e com várias entidades envolvidas, sendo que o Hospital Dr. Nélio Mendonça está já considerado como um hospital de segunda linha, por parte da Direção Geral de Saúde”.

No que se prende com o programa regional “Madeira a Sorrir” coordenado pela médica dentista Catarina Melo, tem como principal objetivo melhorar a higiene oral das crianças, reduzir a prevevalência de patologias orais, como a cárie dentária, bem como incutir hábitos de higiene oral. O programa começou na década de noventa, lembra Pedro Ramos, sublinhando que o objetivo é reduzir as infeções (reduzimos em 20%), uma estratégia que está bem delineada e que abrange a maioria das escolas”.

No âmbito deste programa são desenvolvidas sessões de educação para a saúde oral e atividades didáticas nas escolas por parte da equipa de médicos dentistas e higienistas orais do SESARAM. “A prevenção é a base primordial deste projeto, motivo pelo qual são realizadas, para além do ensino da escovagem dentária, outras atividades que promovam um aumento de literacia em saúde da cavidade oral, principais doenças orais e a importância de uma higiene oral cuidada”, refere uma nota enviada pela secretaria.