Ex-vereadora do PS que dá maioria PSD no Porto Santo já tem pelouros , José António Castro fala em “arranjinho”

O movimento Mais Porto Santo, sob liderança de José António Castro, vereador na Câmara da ilha dourada, considera que a população foi “defraudada” com o novo “arranjinho” na vereação”, referindo-se à retirada de confiança do PS na vereadora socialista Sofia Santos, que passou a ter pelouros dados pela presidência camarária, do PSD, ficando este, repentinamente, com uma maioria que não tinha e, como consequência, esvaziando a oposição.

O Movimento “Mais Porto Santo” afirma que “não baixa os braços e não desiste dos seus compromissos com a população mesmo depois do novo “arranjinho” na vereação da autarquia com a nomeação da Vereadora Carla Sofia da Silva Santos. Na última reunião ordinária da Câmara de 11-02-2020 foi comunicado oficialmente o Despacho de nomeação da ex-Vereadora socialista que passa agora a ter pelouros, designadamente da Cultura, Desporto e Ambiente”.

“Foi também comunicado o despacho de distribuição de Pelouros e delegação de competências no presidente e posterior suddelegação. Mas, mesmo os pelouros delegados em Sofia Santos não passam de formalidades pois não se lhe reconhece quaisquer linhas orientadoras em matéria de Cultura, Desporto e Ambiente”.

O Mais Porto Santo emitiu hoje uma nota onde refere que o movimento “mostrou a sua insatisfação pelo esvaziamento de poderes e competências dos vereadores da oposição que passam a ter uma tarefa mais dificultada perante a maioria artificial agora congeminada”

Segundo o Movimento, a população do Porto Santo foi “defraudada” pelo novo “arranjinho” pois quando foi votar, em 2017, escolheu não dar a maioria ao PSD o que, agora, na prática, vai implicar que não haja uma fiscalização efectiva do exercício do poder autárquico por parte dos vereadores da oposição.

Segundo o Mais Porto Santo, o novo quadro político na autarquia é um “enredo” protagonizado por quem vai “fazer número” e vai ser “engolida” pelas orientações do poder. Resta esperar que, em Setembro ou outubro de 2021, nas próximas Eleições Autárquicas, o povo do Porto Santo não esqueça estas traquinices e dê a respostas nas urnas. Porque o Povo é “inteleigente” e as suas escolhas não podem ser “ludibriadas”.

Na última reunião autárquica, o Mais Porto Santo aprovou, entre outras, a tolerância de ponto no Carnaval (24 e 25 de fevereiro), licenças de obras pendentes, certidões de loteamento, viabilização e adaptação para turismo rural, autorização para quiosques de praia e licenças de artesanato e licenças para arraiais.