Polidesportivo da Francisco Franco em fase de conclusão

Toda a área desportiva da Escola Secundária Francisco Franco foi reorganizada com a criação de um polidesportivo descoberto com as dimensões regulamentares e os respetivos balneários de apoio, obra que implicou a demolição das bancadas que se encontravam degradadas, a piscina já desativada e o edifício dos balneários que também não era utilizado. Desta forma será possível implantar um campo com as dimensões 40mx20m. A obra fica concluída a meados de março deste ano, envolvendo um custo próximo aos 200 mil euros.

O secretário regional das Infraestruturas e Equipamentos, Pedro Fino, acompanhado pelo secretário regional da Educação, visitaram as obras do novo polidesportivo, que “apresentará uma nova orientação para melhor aproveitamento do espaço, colocando-se nas áreas sobrantes, zonas de estar com bancos e um pequeno espaço verde na relação com os muros envolventes para tornar todo o local mais aprazível”.

Na zona onde existiam as bancadas, já se encontra em fase final de acabamentos um pequeno edíficio destinado a balneários, com dois espaços, um masculino e outro feminino, para dar apoio ao Polidesportivo. Cada um destes espaços terá quatro duches individualizados, um vestiário, com bancos e cabides e sanitários de apoio. Dois sanitários no balneário feminino e no balneário masculino um urinol e uma instalação sanitária. A ventilação do espaço será feita de forma natural.

Os acessos existentes a esta área desportiva serão recuperados pontualmente. Os paralelipípedos que forem retirados nas demolições necessárias estão a ser reaproveitados no percurso para o espaço desportivo e as peças de remate da bordadura da piscina serão recolocadas na área verde, por forma a criar um percurso de acesso, para limpeza e rega das espécies arbóreas.

O restante pavimento na envolvente do polidesportivo será executado em pavé de betão com 10x10x6cm assente sobre uma camada de areia e cimento de acordo com o definido em projeto. Nesta área serão colocados um bebedouro em aço com pré-tratamento de decapagem e metalização, com formato paralelepipédico quadrangular. Este equipamento terá uma grelha para escoamento de águas, com ligação a rede de drenagem de águas pluviais.

Pedro Fino referiu que o Governo tem previsto, para este ano, o investimento de 11 milhões de euros em podesportivos e equipamentos, entre eles a cobertura do Campo do Carmo e do podesportivo da Jaime Moniz.