Projecto para investigação e conservação da lapa das Selvagens será apresentado dia 5 na CMF

No próximo dia 5 de Fevereiro, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, pelas 14h30 horas, proceder-se-á à apresentação do projecto da lapa das Selvagens. Segundo uma informação camarária, a lapa gigante das ilhas Selvagens, Patella candei, é provavelmente um dos invertebrados marinhos mais ameaçados do Atlântico Nordeste. Esta espécie herbívora desempenha um papel ecológico fundamental, por exemplo, no controlo do coberto de algas.

Nas ilhas Selvagens, na zona de entre marés, é comum encontrar-se indivíduos desta espécie com grandes dimensões (10–15cm), particularmente na Selvagem Pequena. O facto das ilhas deste arquipélago terem sido classificadas em 1971 como Reserva Natural, garantiu a protecção desta espécie e assim evitar a sua apanha para consumo.

O projecto que em breve será apresentado visa desenvolver estudos genéticos que permitam responder às seguintes questões: é a lapa, Patella candei, endémica das ilhas Selvagens ou é geneticamente a mesma espécie existente nas ilhas Canárias, cuja população está circunscrita à ilha de Fuerteventura e praticamente extinta?

O Projecto da Lapa das Selvagens, que envolve a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (coordenação), o Museu de História Natural do Funchal, o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, Instituto Português de Malacologia, foi um dos três premiados na edição de 2019 do Fundo para a Conservação dos Oceanos, apoiado pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul.