José Manuel Rodrigues enaltece labor da Fundação de Nossa Senhora da Conceição

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, visitou ontem a Fundação de Nossa Senhora da Conceição, no âmbito de um ciclo de visitas às instituições particulares de solidariedade social da Região, que começou em 2020. A ideia é contribuir para aproximar o parlamento regional das instituições.

Esta Fundação, erigida no século XIX, em 1847, por José Silvestre Ribeiro, que era então Governador Civil do Funchal, começou por ser um asilo de mendicidade e, depois tornou-se um orfanato, mantendo até aos dias de hoje a sua missão de acolhimento de crianças desprotegidas.

Um comunicado da ALRAM dá conta de que o périplo do Presidente do parlamento madeirense pelas IPSS visa conhecer de perto a realidade de cada contexto, auscultando dirigentes e todos quantos trabalham no terreno para, desta forma, tomar o pulso às suas necessidades mais prementes.

José Manuel Rodrigues não poupou elogios ao trabalho “extraordinário” desenvolvido pela equipa da Fundação e salientou a importância do papel que esta desempenha no presente e do futuro de dezenas de crianças e jovens em risco. Estas instituições, disse, “merecem todo o carinho da Assembleia Legislativa da Madeira e do Governo Regional, porque a sociedade seria bem pior se estas não existissem.”

O presidente veio frisar, ainda, a “atenta actuação multidisciplinar, assente nos valores familiares e nos afectos, bem como o conjunto de valências deste abrigo centenário, que, além do regime de internato, contempla uma modalidade de externato, um infantário
que recebe crianças de todos os estratos sociais, e, mais recentemente, uma residência universitária, frequentada, sobretudo, por estudantes de Erasmus, que abriu este ano as suas portas.

Nesta visita, José Manuel Rodrigues foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação, José Francisco Fernandes Carreira, por Gina Granito, vogal, e pela directora executiva, Maria Celeste da Silva.