Governo cria grupo de trabalho para avaliar transferências de competências para as autarquias

O Governo Regional decidiu autorizar a criação do Grupo de Trabalho com vista à adaptação, à Região Autónoma da Madeira, das leis no 50/2018 e 51/2018, de 16 de agosto, avaliando as transferências das competências para as autarquias locais. A decisão foi hoje tomada em reunião do plenário de Governo, na Quinta Vigia.

Nessa mesma reunião, de acordo com o porta voz Pedro Ramos, o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, foi ainda deliberado autorizar a abertura do procedimento de hasta pública de arrendamento do espaço destinado a
cafetaria, nos Jardins do Garajau.

O Governo decidiu, também, atribuir um louvor público ao Professor Doutor José Velosa, que agora passou à situação de aposentado,”dando público testemunho e reconhecimento às suas excecionais qualidades, enquanto docente, médico e dirigente clínico, pela competência e profissionalismo sobejamente evidenciados, pelo elevado sentido de missão e dedicação à Medicina, dignificando a Região Autónoma da Madeira, que o tornam, merecedor do nosso mais profundo reconhecimento”.

O assinalável percurso académico do Professor Doutor José Velosa, que nasceu no Porto Santo, em 1948, iniciou-se com a Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, prosseguido com a atividade docente universitária na mesma Universidade.

Atualmente, é presidente da Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM), e exerce a sua atividade profissional no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa.

Refere a nota do Governo que “o seu percurso profissional facilitou e estimulou a articulação entre os Serviços do Serviço Regional de Saúde e os Serviços do Continente onde desempenhava funções, contribuindo assim para ultrapassar os constrangimentos da nossa Insularidade e sempre esteve presente quando convidado em todas as iniciativas científicas promovidas pelo serviço de Gastrenterologia do SESARAM.”